ESTUDOS E POSSIBILIDADES DA UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS NO PIBID DA QUÍMICA LICENCIATURA UnUCET-ANÁPOLIS
Palavras-chave:
Filmes comerciais. TIC. Uso de mídias.Resumo
Seguindo as novas tendências de ensino, no que concerne às inovações tecnológicas, percebemos que o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem tornou-se mais complexo, evidenciando a necessidade de inovações nas práticas docentes. As TICs na educação envolvem um modo de trazer mais informações para os estudantes, entendidas por especialistas e educadores como ferramentas indispensáveis na era da comunicação. Dentre as diversas formas de TIC e suas aplicações na educação, está a utilização de filmes, que é uma prática social, cultural e educacional que pode ser utilizada como estratégia de ensino com aspectos interdisciplinares científicos, históricos e tecnológicos. A utilização de filmes como recurso didático pode auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, fazendo com que o aluno encontre uma nova maneira de pensar e entender os fatos, para não ser somente um momento ilustrativo, mas crítico e reflexivo e de aprofundamento da história (NAPOLITANO, 2003). Os filmes podem promover, além de relações com as experiências vividas, também interações dos alunos com o professor, permitindo um olhar crítico, que pode ser fruto da observação dos aspectos históricos, sociológicos, perfis psicológicos e visão de ciência apresentados nos mesmos (SANTOS; AZEVEDO, 2012). Neste contexto, nossa proposta consiste em atingir um dos objetivos do subprojeto PIBID da Química Licenciatura da UEG de Anápolis, que é compreender e analisar a importância dos recursos midiáticos (filmes, objetos virtuais, softwares, vídeos, documentários, etc.) no ensino de química e a posterior elaboração e desenvolvimento de materiais paradidáticos pautadas em uma fundamentação teórica que irá contribuir para formação inicial desses futuros professores. Nossa metodologia será fazer um levantamento de filmes da ficção científica e realizar uma análise crítica sobre os assuntos abordados e os aspectos científicos, culturais e sociais em cada filme que poderiam ser explorados. A segunda etapa será a elaboração de questões contextualizadas, com o objetivo de analisar o filme e explorar informações relacionadas aos conceitos químicos e científicos de forma interdisciplinar. A proposta será dividida por momentos, no primeiro momento cada bolsista escolherá e assistirá um filme. O critério de escolha será filmes populares, de fácil acesso e gêneros variados. No segundo, cada bolsista apresentará para a equipe as ideias principais de cada filme. O terceiro momento será a avaliação, correção e reformulação das questões pela equipe, e as considerações sobre o envolvimento dos bolsistas sobre essa proposta diferenciada. Posteriormente, esses materiais serão aplicados no Colégio Estadual Polivalente Frei João Batista de Anápolis. Segundo Trivelato e Silva (2011), como qualquer recurso didático, a utilização de filmes comerciais não pode ser vista apenas como diversão, pois em termos de potencial transformador são enriquecedores desde que se tenha a mediação do professor, que estando preparado para trabalhar com a recepção crítica de recursos audiovisuais pode transformar até materiais que apresentem a realidade científica e socioambiental de forma conservadora em uma aprendizagem significativa, apropriando-se dosentindo amplo da temática e mobilizando os educandos para a crítica e ação comprometidas com a transformação da realidade que se apresenta.
PALAVRAS-CHAVE: Filmes comerciais. TIC. Uso de mídias.