DESENVOLVENDO AS POTÊNCIAS: uma análise a partir do jogo

Autores

  • Bruna Iraídes Rodrigues Moreira UniversidadeEstadual de Goiás, Campus de Goiás-GO
  • André Luíz Braga de Souza UniversidadeEstadual de Goiás, Campus de Goiás-GO
  • Santiago Saymon Candido de Sousa UniversidadeEstadual de Goiás, Campus de Goiás-GO
  • Vanessa Borges de Oliveira UniversidadeEstadual de Goiás, Campus de Goiás-GO
  • Walesca Myrelly Thomé UniversidadeEstadual de Goiás, Campus de Goiás-GO
  • Raul Fonseca Barbosa Colégio Estadual de Aplicação Professor Manoel Caiado, Goiás-GO
  • Rodrigo Bastos Daúde UniversidadeEstadual de Goiás, Campus de Goiás-GO

Resumo

Este relato faz parte de um trabalho desenvolvido no Programa Institucional de bolsade iniciação a docência-PIBID. O campo de estudo e aplicação está sendo a Colégio EstadualAplicaçao Professor Manuel Caiado, situada na zona urbana do município de Goiás.Quanto ao espaço escolar, tem-se uma quadra de esporte não coberta mas que é usadapelos alunos, tem um espaço que é gramado e que os alunos usam para jogar futebol decampo, mas esse espaço não possui traves de gol. A escola tem dez salas dirigidas as aulas.Também possui um laboratório de informática mas não está sendo usados para os fins deestudos dos alunos, mas sim como sala de coordenação. E por fim tem uma biblioteca quefunciona normalmente.A acessibilidade para alunos deficientes é proporcional pois tem acesso ao banheirapara cadeirantes, mas na entrada da escola não tem um corredor para que eles a usam. Naescola só tem uma única professora de apoio e ela tem que ajudar até 5 alunos e na maioriadas vezes esses alunos não são de mesma salas, e assim cansativo quanto para ela e quantopara os alunos.A instituição atende cerca de 161 alunos em todo o Ensino Médio, funcionando nosperíodos (matutino e noturno). Um dos passos importantes no trabalho pedagógico é oconhecimento da realidade escolar e dos objetivos estabelecidos pela a mesma. E encontramosalgumas respostas no Projeto Politico Pedagógico-PPP.

Biografia do Autor

  • Bruna Iraídes Rodrigues Moreira, UniversidadeEstadual de Goiás, Campus de Goiás-GO
    Graduação, Bolsistas de Iniciação à Docência-PIBID- Matemática/Goiás. UniversidadeEstadual de Goiás, Campus de Goiás-GO
  • André Luíz Braga de Souza, UniversidadeEstadual de Goiás, Campus de Goiás-GO
    Graduação, Bolsistas de Iniciação à Docência-PIBID- Matemática/Goiás. UniversidadeEstadual de Goiás, Campus de Goiás-GO
  • Santiago Saymon Candido de Sousa, UniversidadeEstadual de Goiás, Campus de Goiás-GO
    Graduação, Bolsistas de Iniciação à Docência-PIBID- Matemática/Goiás. UniversidadeEstadual de Goiás, Campus de Goiás-GO
  • Vanessa Borges de Oliveira, UniversidadeEstadual de Goiás, Campus de Goiás-GO
    Graduação, Bolsistas de Iniciação à Docência-PIBID- Matemática/Goiás. UniversidadeEstadual de Goiás, Campus de Goiás-GO
  • Walesca Myrelly Thomé, UniversidadeEstadual de Goiás, Campus de Goiás-GO
    Graduação, Bolsistas de Iniciação à Docência-PIBID- Matemática/Goiás. UniversidadeEstadual de Goiás, Campus de Goiás-GO
  • Raul Fonseca Barbosa, Colégio Estadual de Aplicação Professor Manoel Caiado, Goiás-GO
    Docente-Supervisor do Colégio Estadual de Aplicação Professor Manoel Caiado, Goiás-GO
  • Rodrigo Bastos Daúde, UniversidadeEstadual de Goiás, Campus de Goiás-GO
    Docente - Coordenador de área do Subprojeto PIBID-Matemática/Goiás. UniversidadeEstadual de Goiás, Campus de Goiás-GO

Downloads

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA