MATEMÁTICA E CIRCO: UMA FORMA DIVERTIDA DE VISUALIZAR A MATEMÁTICA
Palavras-chave:
matemática e circo. Aprendizagem divertida. Formação docente.Resumo
Este trabalho tem a finalidade de apresentar a matemática de forma divertida através do circo, auxiliando o ensino e aprendizado dessa disciplina de maneira inusitada, em que os alunos percebem os conceitos matemáticos em diversas situações do cotidiano. O mesmo está sendo desenvolvido pelos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) do subprojeto de Matemática da UEG (Universidade Estadual de Goiás), Câmpus Iporá, tendo como parceira uma escola pública do Município de Iporá. Buscamos truques matemáticos para apresentar alguns conceitos que além de conduzir os alunos a uma reflexão sobre a matemática, levam alegria e divertimento aos telespectadores com ambiente e materiais diferenciados. Para realização do projeto do circo foram feitas pesquisas e leituras para um melhor desenvolvimento das atividades e confecção de materiais que formavam a atividade. Cada pibidiano criou um pseudônimo e apresentou um truque interessante. Pode-se perceber que essa atividade atraiu a atenção dos alunos e mostrou aos mesmos a presença da matemática no seu cotidiano e em situações inéditas. O aluno conseguiu visualizar vários conceitos matemáticos de forma descontraída e interessante.
PALAVRAS-CHAVE: matemática e circo. Aprendizagem divertida. Formação docente.