MATEMÁTICA E CIRCO: UMA FORMA DIVERTIDA DE VISUALIZAR A MATEMÁTICA

Autores

  • Daiane Michele Alecrim Nogueira Universidade Estadual de Goiás, Iporá-GO
  • Fabiana Alves Malveira Universidade Estadual de Goiás, Iporá-GO
  • Raiane Alecrim Nogueira Universidade Estadual de Goiás, Iporá-GO
  • Michelle Caroline Sousa Universidade Estadual de Goiás, Iporá-GO
  • Adinaíra de Jesus Silva Universidade Estadual de Goiás, Iporá-GO
  • Fárima Alves Gomes Universidade Estadual de Goiás, Iporá-GO
  • Núbia Cristina dos Santos Lemes olégio Estadual Ariston Gomes da Silva, Iporá-GO.
  • Thalitta Fernandes de Carvalho Peres Universidade Estadual de Goiás, Iporá-GO

Palavras-chave:

matemática e circo. Aprendizagem divertida. Formação docente.

Resumo

Este trabalho tem a finalidade de apresentar a matemática de forma divertida através do circo, auxiliando  o ensino e aprendizado  dessa disciplina  de maneira inusitada, em que  os alunos percebem os conceitos matemáticos em diversas situações do cotidiano. O mesmo está sendo desenvolvido  pelos  bolsistas  do PIBID  (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) do subprojeto de Matemática da UEG (Universidade Estadual de Goiás), Câmpus Iporá, tendo como parceira  uma escola  pública do Município de Iporá.  Buscamos truques matemáticos para apresentar alguns conceitos que além de conduzir os alunos a uma reflexão sobre a matemática,  levam  alegria e divertimento  aos  telespectadores  com ambiente e materiais diferenciados. Para realização do projeto do circo foram feitas pesquisas e leituras para um melhor desenvolvimento das atividades e confecção de materiais que formavam a atividade. Cada pibidiano criou um pseudônimo e apresentou um truque interessante. Pode-se perceber que essa atividade atraiu a atenção dos alunos e mostrou aos mesmos a presença da matemática no seu cotidiano e em situações inéditas. O aluno conseguiu visualizar vários conceitos matemáticos de forma descontraída e interessante.

 PALAVRAS-CHAVE: matemática e circo. Aprendizagem divertida. Formação docente.  

Biografia do Autor

  • Daiane Michele Alecrim Nogueira, Universidade Estadual de Goiás, Iporá-GO
    Bolsista de Iniciação à Docência, Universidade Estadual de Goiás, Iporá-GO
  • Fabiana Alves Malveira, Universidade Estadual de Goiás, Iporá-GO
    Bolsista de Iniciação à Docência, Universidade Estadual de Goiás, Iporá-GO.  
  • Raiane Alecrim Nogueira, Universidade Estadual de Goiás, Iporá-GO
    Bolsista de Iniciação à Docência, Universidade Estadual de Goiás, Iporá-GO.  
  • Michelle Caroline Sousa, Universidade Estadual de Goiás, Iporá-GO
    Bolsista de Iniciação à Docência, Universidade Estadual de Goiás, Iporá-GO.  
  • Adinaíra de Jesus Silva, Universidade Estadual de Goiás, Iporá-GO
    Bolsista de Iniciação à Docência, Universidade Estadual de Goiás, Iporá-GO.  
  • Fárima Alves Gomes, Universidade Estadual de Goiás, Iporá-GO
    Bolsista de Iniciação à Docência, Universidade Estadual de Goiás, Iporá-GO.  
  • Núbia Cristina dos Santos Lemes, olégio Estadual Ariston Gomes da Silva, Iporá-GO.
    Profª. Supervisora do Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva, Iporá-GO.
  • Thalitta Fernandes de Carvalho Peres, Universidade Estadual de Goiás, Iporá-GO
    Profª. Coordenadora do Subprojeto, Universidade Estadual de Goiás, Iporá-GO

Downloads

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA