O GRAFISMO CORPORAL INDÍGENA COMO RECURSO DIDÁTICO: EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE HISTÓRIA
Palavras-chave:
Grafismo. Pintura. Ensino de História Indígena.Resumo
O Grafismo indígena constitui-se em manifestação cultural dos povos indígenas e pode se apresentar nas pinturas corporais, nas cestarias, na cerâmica, dentre outras formas de expressão cultural. Esta arte é muito utilizada nas pinturas corporais, contribuindo para beleza estética, todavia, muito além da exuberância, possui valor simbólico, é uma forma de comunicação, uma vez que é possível fazer uma leitura dos sujeitos envolvidos no que se refere à etnia, ao gênero, à faixa etária e\ao grupo a partir do “idioma-código expresso graficamente” (VIDAL, 1992). As técnicas do grafismo corporal são passadas de geração em geração através da oralidade, das atividades do cotidiano, assim, as crianças, desde cedo têm contato com a arte. Em algumas etnias são passadas somente para as mulheres, tendo elas a obrigação de manter esta tradição, ensinando às filhas (PREDES, ZORZO, 2011). Este tema vem sendo muito estudado com intuito de entender tanto a expressão quanto o significado que ela remete para cada etnia, dando ênfase ao vínculo de comunicação das identidades culturais que estão vinculadas a cada grupo humano que tenta preservar seus costumes, dando ênfase a representações simbólicas (RIBEIRO, 1991). Diante do que foi discutido, o grafismo corporal será utilizado como um recurso didático para abordar a diversidade dos povos indígenas, assim o objetivo do projeto foi analisar o grafismo corporal indígena como recurso didático e metodológico para o ensino de História indígena.Downloads
Publicado
2017-03-28
Edição
Seção
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - APRESENTACAO ORAL - INICIAÇÃO CIENTÍFICA - CIÊNCIAS HUMANAS