O ENSINO DOS CONCEITOS DE POTENCIAÇÃO E FUNÇÃO EXPONENCIAL COM O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Autores

  • Ana Luiza Amaral Garcia UEG – Universidade Estadual de Goiás
  • Cezar Augusto Ferreira UEG – Universidade Estadual de Goiás
  • Charles Custódio da Silva UEG – Universidade Estadual de Goiás
  • Érika Lúcia Ferreira de Jesus UEG – Universidade Estadual de Goiás
  • Isa Micaella Vieria Marques UEG – Universidade Estadual de Goiás
  • Ivo Augusto Zuliani de Moraes UEG – Universidade Estadual de Goiás
  • José Clementino da Silva UEG – Universidade Estadual de Goiás
  • Maria Marta da Silva UEG – Universidade Estadual de Goiás
  • Paloma Aparecida Souza do Nascimento UEG – Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Conceitos matemáticos. Potenciação. Função Exponencial. Histórias em Quadrinhos. Aprendizagem da Docência.

Resumo

Ponderando a impossibilidade de abarcar na educação básica toda a experiência humana historicamente acumulada, pretendemos aqui a partir de critérios estabelecidos compreender como um conceito matemático pode ser ensinado a partir de uma organização que se baseie teórico e metodologicamente na Atividade Orientadora de Ensino. Apresentamos este processo em particular por meio de uma síntese do movimento histórico do conceito de potenciação e função exponencial considerando como eles foram se constituindo historicamente. Como situação desencadeadora de aprendizagem elaboramos uma História em Quadrinhos que se objetivou na forma de um gibi, onde tínhamos uma história virtual que conduzia os alunos a situações-problema que envolvia o entendimento acerca desses conceitos matemáticos. Tais ações foram pensadas e desenvolvidas pelos bolsistas de aprendizagem da docência no contexto do Subprojeto Pibid de Matemática da Universidade Estadual de Goiás – Campus de Quirinópolis, e desenvolvidos em dois 9º anos do ensino fundamental da escolar-parceira. Acreditamos que essa forma de organização do ensinar e do aprender matemática tanto para o processo de aprendizagem da docência dos bolsistas envolvidos quanto dos alunos da escolar-parceira, tem se mostrado como possibilidade para que ambos se apropriem de um pensamento teórico acerca dos conceitos matemáticos.

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Publicado

2017-03-28