“QUEM QUISER QUE CONTE OUTRA”: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO PRÁTICA EDUCATIVA

Autores

  • Ana Flávia dos Santos Universidade Estadual de Goiás. Campus Pires do Rio
  • Gislene Pereira Rodrigues Universidade Estadual de Goiás. Campus Pires do Rio
  • Mayrane Biana Assunção Universidade Estadual de Goiás. Campus Pires do Rio
  • Sebastiana de Lourdes Lopes Flaviano Universidade Estadual de Goiás. Campus Pires do Rio

Palavras-chave:

Contaçao de história, Ensino-aprendizagem, PIBID, Formação docente

Resumo

O presente artigo se propõe a apresentar as atividades desenvolvidas na Escola Municipal Graziela Félix de Souza Ney, com sede em Pires do Rio- Goiás, em cumprimento à proposta do subprojeto do Pibid (Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência) “Quem Quiser que Conte Outra. As experiências relatadas resultaram de um trabalho em que a contação de histórias é tida como uma prática pedagógica eficaz para compor o processo de ensino-aprendizagem, tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental I. Ao contar uma história, o professor, além de trabalhar a emoção, proporciona também uma atividade lúdica capaz de socializar, educar e informar seus alunos. O projeto “ Quem Quiser que Conte Outra”, consiste em oficinas de contação de histórias na escola campo, e estudos bibliográficos de textos para embasamento dessas práticas de contação de histórias pelas acadêmicas durante o desenvolvimento de tal projeto. São trabalhados vários textos com a temática principal do projeto que é a leitura e a contação de histórias, permitindo um maior oportunidade de crescimento para as bolsistas assim como para os alunos ouvintes das histórias.

Biografia do Autor

  • Sebastiana de Lourdes Lopes Flaviano, Universidade Estadual de Goiás. Campus Pires do Rio
    Prof. Orientadora

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Publicado

2017-03-28

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Graduação - APRESENTAÇÃO ORAL - PRÓ-LICENCIATURA - CET, CH e LLA