JIU-JÍTSU NA ESEFFEGO: FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LUTAS CORPORAIS

Autores

  • Kerheim Nataly Amarante da Silva UEG UnU Goiânia – ESEFFEGO.
  • Carlos Henrique Silva UEG UnU Goiânia – ESEFFEGO.
  • Sebastião Carlos Ferreira de Almeida UEG UnU Goiânia – ESEFFEGO.

Resumo

As lutas corporais, enquanto componente do rol de atividades docentes das Educação Física caracterizam-se pela complexidade nos âmbitos técnico-táticos, pedagógicos e sociais (BRASIL, 1997). Em termos técnicos e táticos, as lutas corporais encerram ações corporais variadas que, apesar de representativas de seu universo, são entendidas em seu conjunto e, muitas vezes, eximem abordagens metodológicas capazes de compreendê-las (GOMES, 2008). No âmbito pedagógico, devido às limitações de ordem técnica e tática, as lutas corporais se caracterizam pela reprodução de rotinas, repetições sistemáticas de sequencias de movimentos realizados ad nauseum sem reflexões críticas sobre suas aplicabilidades no contexto formativo (CASTARLENAS, 1990; RUFINO; DARIDO, 2012). E no âmbito social ainda sofrem com imagens estereotipadas sobre lutas corporais exploradas na mídia onde conflitos pessoais são resolvidos através de combates físicos que só competem para torna-las ainda mais discriminadas (OLIVIER, 2000; BREDA, 2010).

Biografia do Autor

  • Kerheim Nataly Amarante da Silva, UEG UnU Goiânia – ESEFFEGO.
    Graduanda em Educação Física.
  • Carlos Henrique Silva, UEG UnU Goiânia – ESEFFEGO.
    Graduanda em Educação Física.
  • Sebastião Carlos Ferreira de Almeida, UEG UnU Goiânia – ESEFFEGO.
    Mestre em Educação Física, Professor do curso de Educação Física.

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Publicado

2017-07-06

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis - APRESENTAÇÃO ORAL