AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DE PRÉ-ESCOLARES MATRICULADOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA EM GOIÂNIA-GO
Palavras-chave:
Desenvolvimento Infantil. Pré-escolar. Avaliação.Resumo
O desenvolvimento psicomotor é resultado da interação entre características biológicas da criança e fatores culturais e sociais. Sendo assim, é um processo contínuo e dinâmico, e em permanente evolução desde o nascimento. A aquisição de novas habilidades relaciona-se à faixa etária e às interações vividas com os outros indivíduos do seu grupo. A educação infantil interfere no desenvolvimento das crianças e influencia no desempenho nas diversas habilidades. O objetivo do estudo foi caracterizar o desenvolvimento psicomotor global, a história de saúde e condições socioeconômicas de crianças em idade pré-escolar matriculadas na Educação infantil pública de Goiânia-GO. A amostra inicial constituiu-se de 115 crianças, de 4 a 5 anos (pré-escolar) matriculadas em dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) da cidade de Goiânia-GO. Para coletar dados do desempenho neuropsicomotor foi utilizado o Teste Denver II que classifica as crianças em suspeita (risco) de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor ou normal.Downloads
Publicado
2017-07-12
Edição
Seção
Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis - PAINEL