REFLEXÃO-AÇÃO-REFLEXÃO DOCENTE NO RESGATE E VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE CAMPONESA:QUALIFICAÇÃO DE DOCENTES QUE TRABALHAM NAS ESCOLAS LOCALIZADAS NO MEIO RURAL DO MUNICÍPIO DE FORMOSA - GO

Autores

  • Cássia Betânia Rodrigues dos Santos Acadêmica do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás (UEG) - UnU Formosa bolsista do ProExt UEG/MEC
  • Crisnyane Rodrigues Pacheco Acadêmica do curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás (UEG) - UnU Formosa bolsista do ProExt UEG/MEC

Resumo

O projeto Reflexão-ação-reflexão docente no resgate e valorização da identidade camponesa: qualificação de docentes que trabalham nas escolas no meio rural do município de Formosa constituiu-se em uma ação financiada pelo MEC via PROEXT, edital de 2011. Assim, esse projeto iniciou suas atividades em maio de 2013 e encerrou suas atividades em maio de 2014. Nesse contexto, ele proporcionou momentos de reflexão-ação aos professores das escolas municipais e estaduais localizadas no campo do município de Formosa e, aos discentes da UEG-UnU Formosa sobre a identidade da comunidade camponesa. É pertinente destacar, também que esse projeto foi desenvolvido na perspectiva da educação no/do campo. Assim para o fortalecimento e recriação do campesinato, é importante que haja uma escola que esteja não só no campo, mas que também seja do campo, assim faz-se necessário que os docentes das referidas escolas tenham como perspectiva de ensino a valorização da identidade camponesa.

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Publicado

2017-07-12

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis - APRESENTAÇÃO ORAL