EXPERIÊNCIAS COM O PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Fátima Sueli Marcon dos Santos Universidade Estadual de Goiás/Quirinópolis – GO.
  • Gilberto Celestino dos Santos Universidade Estadual de Goiás/Quirinópolis – GO.
  • Jovanyr Ribeiro da Silva Colégio Lauro Jacintho da Silva/Quirinópolis – GO.
  • Brenner Martins Alves suelimarconn@yahoo.com.br
  • Géssica Santos Ferreira Universidade Estadual de Goiás/Quirinopolis – GO.
  • Hudson Alves Pereira da Silva Universidade Estadual de Goiás/Quirinopolis – GO.
  • Kamylla Rodrigues de Jesus Universidade Estadual de Goiás/Quirinopolis – GO.
  • Marcelo de Paula Santos Universidade Estadual de Goiás/Quirinopolis – GO.
  • Simone Silva Nascimento Universidade Estadual de Goiás/Quirinopolis – GO.

Palavras-chave:

Formação. Docência. Ensino

Resumo

O Processo de formação inicial de professores, principalmente para o Ensino Fundamental e Básico, exige demandas efetivas de qualidade e competências na realização de múltiplas atividades educacionais. Nesse sentido, o Governo Federal, tomando iniciativas para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, institui através da Capes, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, desenvolve numa parceria com a Universidade Estadual de Goiás - Campus de Quirinópolis através do subprojeto de geografia, uma nova alternativa de abordagem na construção de atividades educacionais, tanto para a formação acadêmica dos graduandos em Licenciatura, quanto para os alunos da educação básica. Neste contexto, a UEG/Quirinópolis realiza parceria com o Colégio Lauro Jacintho da Silva, com objetivo de introduzir nova relação professor/aluno e oferecer ao licenciando uma formação profícua para a docência, socializando conhecimentos e adquirindo domínio didático-pedagógico das práticas da docência na Educação Básica na Rede Pública de Ensino.

Biografia do Autor

  • Fátima Sueli Marcon dos Santos, Universidade Estadual de Goiás/Quirinópolis – GO.
    Docente Doutora/Coordenadora de área/PIBID.
  • Gilberto Celestino dos Santos, Universidade Estadual de Goiás/Quirinópolis – GO.
    Docente Doutor/Curso de Geografia.
  • Jovanyr Ribeiro da Silva, Colégio Lauro Jacintho da Silva/Quirinópolis – GO.
    Professora Especialista/Supervisora.
  • Brenner Martins Alves, suelimarconn@yahoo.com.br
    Bolsista CAPES/PIBID/Geografia.
  • Géssica Santos Ferreira, Universidade Estadual de Goiás/Quirinopolis – GO.
    Bolsista CAPES/PIBID/Geografia.
  • Hudson Alves Pereira da Silva, Universidade Estadual de Goiás/Quirinopolis – GO.
    Bolsista CAPES/PIBID/Geografia.
  • Kamylla Rodrigues de Jesus, Universidade Estadual de Goiás/Quirinopolis – GO.
    Bolsista CAPES/PIBID/Geografia.
  • Marcelo de Paula Santos, Universidade Estadual de Goiás/Quirinopolis – GO.
    Bolsista CAPES/PIBID/Geografia
  • Simone Silva Nascimento, Universidade Estadual de Goiás/Quirinopolis – GO.
    Bolsista CAPES/PIBID/Geografia

Downloads

Publicado

2017-08-14

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA