O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO POR MEIO DE JOGOS ESTRATÉGICOS

Autores

  • Saulo José Ramos Rodrigues Unidade de Ciências Exatas e tecnológicas
  • Mônica Ferreira de Sousa Universidade Estadual de Goiás, Anápolis- Go
  • Rosa Maria Diniz Universidade Estadual de Goiás, Anápolis- Go
  • Paulo Henrique de Souza Universidade Estadual de Goiás, Anápolis- Go
  • Divânia Oliveira Antunes Victor Colégio Estadual Virgínio Santillo, Anápolis – Go
  • Ana Paula de Almeida Saraiva Magalhães UnUCET da Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-Go

Resumo

Tendo em vista o alto nível de desinteresse dos alunos pela matemática, sejam estes de escola pública ou particular, muitos professores e pesquisadores da área se questionam em relação ao que fazer para motivar esses alunos e fazer com que eles se interessem pelo ambiente escolar e pela Matemática, de forma que ir para a escola não seja só uma obrigação, mas sim um prazer. Hoje os nossos alunos estão cada vez mais desmotivados a entrar em uma sala de aula, e isto acaba desmotivando nós mesmos como futuros professores. A partir das atividades realizadas no PIBID, nas observações de aula e também nos questionários diagnóstico, pudemos perceber que essa desmotivação pode vir da dificuldade que os alunos têm no aprendizado da Matemática, que muitas Pirenópolis – Goiás – Brasil 14 a 16 de outubro de 2014 vezes decorre da falta de raciocínio, capacidade de concentração, habilidade para analisar fatos, entre outros.

Biografia do Autor

  • Saulo José Ramos Rodrigues, Unidade de Ciências Exatas e tecnológicas
    Graduando em Licenciatura em Matemática, bolsista do PIBID
  • Mônica Ferreira de Sousa, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis- Go
    Graduanda
  • Rosa Maria Diniz, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis- Go
    Graduanda
  • Paulo Henrique de Souza, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis- Go
    Graduando
  • Divânia Oliveira Antunes Victor, Colégio Estadual Virgínio Santillo, Anápolis – Go
    Docente, Professora supervisora do Colégio Estadual Virgínio Santillo
  • Ana Paula de Almeida Saraiva Magalhães, UnUCET da Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-Go
    Coordenadora de área do PIBID- Matemática

Downloads

Publicado

2017-08-14

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Graduação - APRESENTAÇÃO ORAL - PRÓ-LICENCIATURA - CET, CH e LLA