O LIVRO DIDÁTICO E A RENOVAÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

  • Alexandre De Souza Silva Universidade Estadual de Goiás, Campus Porangatu
  • Denise Santos de Araújo Universidade Estadual de Goiás/ Porangatu
  • Rondinelly Gomes Medeiros Universidade Estadual de Goiás/ Porangatu
  • Viviane Lopes Celedonio Universidade Estadual de Goiás/ Porangatu
  • Mikaely Lima dos Santos Universidade Estadual de Goiás/ Porangatu
  • Max Lanio Martins Pina Universidade Estadual de Goiás/ Porangatu
  • Maria Juliana De Freitas Almeida Universidade Estadual de Goiás/ Porangatu
  • Thaismara Ribeiro de Moura Universidade Estadual de Goiás/ Porangatu

Resumo

Professores e alunos não se entendem. Os professores reclamam do pouco interesse dos alunos, que por sua vez, reclamam que as aulas de história são chatas. Na grande maioria das aulas de história percebe-se o uso quase exclusivo do livro didático, principalmente dos textos neles contidos, de forma que o conhecimento histórico é dado sem que haja a necessidade de reflexão por parte do aluno, confirmando a visão que os alunos têm de que a História é um simples exercício de
memorização. O que inevitavelmente nos leva a questionar a relação entre o pouco interesse que a História desperta entre os alunos e o uso mais comum do livro didático como um manual.

Biografia do Autor

  • Alexandre De Souza Silva, Universidade Estadual de Goiás, Campus Porangatu
    Graduando do curso de Licenciatura Plena em História, bolsista PIBID- CAPES
  • Denise Santos de Araújo, Universidade Estadual de Goiás/ Porangatu
    Graduanda
  • Rondinelly Gomes Medeiros, Universidade Estadual de Goiás/ Porangatu
    Graduando
  • Viviane Lopes Celedonio, Universidade Estadual de Goiás/ Porangatu
    Graduanda
  • Mikaely Lima dos Santos, Universidade Estadual de Goiás/ Porangatu
    Graduanda
  • Max Lanio Martins Pina, Universidade Estadual de Goiás/ Porangatu
    Docente, Voluntário da IES
  • Maria Juliana De Freitas Almeida, Universidade Estadual de Goiás/ Porangatu
    Docente,Coordenadora de Área
  • Thaismara Ribeiro de Moura, Universidade Estadual de Goiás/ Porangatu
    Graduanda

Downloads

Publicado

2017-08-15

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Graduação - APRESENTAÇÃO ORAL - PRÓ-LICENCIATURA - CET, CH e LLA