IMPLANTAÇÃO DO PROJETO “ÁRVORE MÁGICA” EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ANÁPOLIS: possibilidades e desafios

Autores

  • Andréia Pereira da Silva Campus Universitário Ciências SócioEconômicas e Humanas - UEG
  • Gleiciely Oliveira Cardoso Campus Universitário Ciências SócioEconômicas e Humanas- UEG - Anápolis - GO
  • Hellen Mariany Abrão de Freitas Campus Universitário de Ciências SócioEconômicas e Humanas – UEG, Anápolis - GO
  • Elson Marcolino da Silva Campus Universitário Ciências Sócio, Econômicas e Humanas – UEG, Anápolis - GO

Resumo

As reflexões apresentadas neste artigo são frutos do desenvolvimento de um projeto pedagógico denominado “Árvore Mágica” cujo objetivo era incentivar os alunos no que tange à literatura infantil na escola. Esse projeto foi realizado durante o segundo semestre de 2013 e surgiu durante a participação das bolsistas no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), do Curso de Pedagogia da CCSEH/UEG. O objetivo do presente trabalho é explicitar os desafios que surgiram na implantação deste projeto de leitura e os resultados que foram obtidos durante o seu desenvolvimento. O projeto foi realizado em uma escola pública municipal, localizada num bairro periférico na cidade de Anápolis-GO. Para auxiliar na interpretação dos dados empíricos, foram selecionados autores cujas obras discutem sobre literatura infantil, entre eles: Tavares (2008), que infere acerca da literatura infantil como mediadora do conhecimento; Freire (1993), que discorre sobre a importância da leitura na formação do sujeito; e Cademartori (2010), que conceitua, caracteriza e apresenta o contexto histórico da literatura infantil.

Biografia do Autor

  • Andréia Pereira da Silva, Campus Universitário Ciências SócioEconômicas e Humanas - UEG
    Graduanda em Pedagogia, bolsista PIBID
  • Gleiciely Oliveira Cardoso, Campus Universitário Ciências SócioEconômicas e Humanas- UEG - Anápolis - GO
    Graduanda em Pedagogia, bolsista do Pibid
  • Hellen Mariany Abrão de Freitas, Campus Universitário de Ciências SócioEconômicas e Humanas – UEG, Anápolis - GO
    Graduanda em Pedagogia, bolsista
  • Elson Marcolino da Silva, Campus Universitário Ciências Sócio, Econômicas e Humanas – UEG, Anápolis - GO
    Doutor em Educação, coordenador de área Pibid-Pedagogia

Downloads

Publicado

2017-09-06

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Graduação - APRESENTAÇÃO ORAL - PRÓ-LICENCIATURA - CET, CH e LLA