BUSCA PELA COMPREEENSÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID: desafios e consequências
Palavras-chave:
Alfabetização, Leitura, EscritaResumo
O presente resumo compõe as reflexões e discussões que estão sendo realizadasno Programa Institucional de Bolsa à Iniciação à Docência- PIBID, Pedagogia da Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas/UEG. Nestas discussões, tem-se o objetivo de refletir e discutir sobre o processo de alfabetização de alunos de uma escola pública municipal de Anápolis. Para guiar o processo de análise do trabalho, elegeu-se a seguinte problemática: Como ocorre o processo de alfabetização em sala de aula e quais os desafios e que consequências professores e alunos enfrentam neste processo? Trata-se de um
estudo qualitativo e caracteriza-se como um estudo de caso. Em relação aos procedimentos metodológicos, realizaram-se observações semiestruturais das aulas nas séries iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal em Anápolis. Os dados coletados foram registrados em um diário de campo e, posteriormente, analisados à luz da Análise de Conteúdo. O quadro teórico que orientou o trabalho foi a perspectiva construtivista de alfabetização, especialmente Ferreiro (2001). O ensino da leitura e da escrita tornou-se um grande desafio para os professores alfabetizadores, para as políticas públicas de alfabetização e para as próprias crianças. Ao fracassarem neste processo, as crianças têm seu processo
educacional comprometido, o que pode acarretar, em alguns casos, a descontinuidade dos seus estudos.
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Publicado
2017-09-06
Edição
Seção
Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS HUMANAS, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES