BUSCA PELA COMPREEENSÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID: desafios e consequências

Autores

  • Bruna Marques Universidade Estadual de Goiás/ CCSEH/Anápolis-GO
  • Elson Marcolino da Silva Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO
  • Letícia Batista Vieira Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO
  • Rhanielli Benelli Silva Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO

Palavras-chave:

Alfabetização, Leitura, Escrita

Resumo

O presente resumo compõe as reflexões e discussões que estão sendo realizadas
no Programa Institucional de Bolsa à Iniciação à Docência- PIBID, Pedagogia da Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas/UEG. Nestas discussões, tem-se o objetivo de refletir e discutir sobre o processo de alfabetização de alunos de uma escola pública municipal de Anápolis. Para guiar o processo de análise do trabalho, elegeu-se a seguinte problemática: Como ocorre o processo de alfabetização em sala de aula e quais os desafios e que consequências professores e alunos enfrentam neste processo? Trata-se de um
estudo qualitativo e caracteriza-se como um estudo de caso. Em relação aos procedimentos metodológicos, realizaram-se observações semiestruturais das aulas nas séries iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal em Anápolis. Os dados coletados foram registrados em um diário de campo e, posteriormente, analisados à luz da Análise de Conteúdo. O quadro teórico que orientou o trabalho foi a perspectiva construtivista de alfabetização, especialmente Ferreiro (2001). O ensino da leitura e da escrita tornou-se um grande desafio para os professores alfabetizadores, para as políticas públicas de alfabetização e para as próprias crianças. Ao fracassarem neste processo, as crianças têm seu processo
educacional comprometido, o que pode acarretar, em alguns casos, a descontinuidade dos seus estudos.

Biografia do Autor

  • Bruna Marques, Universidade Estadual de Goiás/ CCSEH/Anápolis-GO
    Graduanda em Pedagogia
  • Elson Marcolino da Silva, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO
    Docente
  • Letícia Batista Vieira, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO
    Graduanda em Pedagogia
  • Rhanielli Benelli Silva, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO
    Graduanda em Pedagogia

Downloads

Publicado

2017-09-06

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS HUMANAS, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES