O TRABALHO DE CAMPO NO ESTUDO DE PROBLEMAS AMBIENTAIS: O caso da microbacia do Córrego dos Cesários em Anápolis - GO
Palavras-chave:
Trabalho de campo, Problemas ambientais, Microbacia do Córrego dos CesáriosResumo
A Geografia na escola geralmente é caracterizada por conteúdos massificados (presentes nos manuais didáticos) que frequentemente não se articulam com outros conteúdos escolares e, principalmente, com o contexto local (do estado, do município, do bairro e dos arredores da escola). Considerando que o contato com a realidade poderá dar ao aluno uma nova dimensão dos assuntos tratados em sala de aula e que o trabalho de campo pode cumprir esse papel de correlacionar a teoria à prática foi proposta, no contexto do Subprojeto PIBID de Geografia da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas (CSEH), a realização de um trabalho de campo a ser desenvolvido em turmas de 9º ano do Ensino Fundamental. O objetivo dessa atividade foi abordar os problemas ambientais urbanos com base na microbacia hidrográfica do Córrego dos Cesários, especificamente no trecho localizado nas proximidades da escola parceira do referido Subprojeto, o Colégio Estadual Polivalente Frei João Batista, em Anápolis- GO.Downloads
Publicado
2017-09-06
Edição
Seção
Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS HUMANAS, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES