FORTALECIMENTO DE IDENTIDADE E GARANTIA DA CONTINUIDADE DOS COSTUMES: o folclore na escola

Autores

  • Graciele de Souza Lima Câmpus Pires do Rio, Goiás
  • Daniely de Fátima Ribeiro Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio, Goiás
  • Enéas Corrêa Peres Júnior Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio, Goiás
  • Giselda Moreira Saavedra Lemos Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio, Goiás.
  • Josiany Claudiny Virginio Coelho Graduanda-Bolsista PIBID
  • Marcelo Augusto Faria Fontes Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio, Goiás
  • Maria Francinete Meireles UEG, Câmpus Pires do Rio
  • Ruth de Fátima Oliveira Tavares Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Pires do Rio

Resumo

O folclore é a cultura mais antiga da humanidade: mitos, lendas e artesanato eram
transmitidos através das gerações desde a pré-história, principalmente por via oral. Assim toda a sociedade participa da criação e manutenção do folclore, que é considerado “a história não escrita de um povo” (MEGALE, 1999, p. 13), que apesar de basear-se no passado está sempre se adaptando à mentalidade e às reivindicações do presente.

Para Megale (1999) o folclore está ligado intimamente a várias ciências devido a seu caráter dinâmico, psicológico e social. Tais ciências se apóiam nas manifestações folclóricas para melhor interpretarem os fatos estudados, como por exemplo, a História encontrou no folclore uma das formas para explicar vários fatos não registrados de povos e suas tradições, lendas e caracteres, deixando de lado fatos sem significação ou simples enumeração de datas, combates e governos.

Biografia do Autor

  • Graciele de Souza Lima, Câmpus Pires do Rio, Goiás
    curso de História, graduanda-bolsista PIBID
  • Daniely de Fátima Ribeiro, Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio, Goiás
    Graduanda-Bolsista PIBID
  • Enéas Corrêa Peres Júnior, Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio, Goiás
    Graduando-Bolsista PIBID
  • Giselda Moreira Saavedra Lemos, Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio, Goiás.
    Graduanda-Bolsista PIBID
  • Josiany Claudiny Virginio Coelho, Graduanda-Bolsista PIBID
    Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio, Goiás
  • Marcelo Augusto Faria Fontes, Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio, Goiás
    Graduando-Bolsista PIBID
  • Maria Francinete Meireles, UEG, Câmpus Pires do Rio
    Professora do Colégio Estadual Professor Ivan Ferreira-Pires do Rio-Goiás, Supervisora do Subprojeto de História
  • Ruth de Fátima Oliveira Tavares, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Pires do Rio
    Professora Mestre, Coordenadora do Subprojeto de História

Downloads

Publicado

2017-09-11

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Graduação - APRESENTAÇÃO ORAL - PRÓ-LICENCIATURA - CET, CH e LLA