ENSINAR E APRENDER: A pedagogia do diálogo de Paulo Freire e o PIBID

Autores

  • Leidiene dos Santos Almeida Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Formosa-GO
  • Bruno Douglas Sampaio Souza Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Formosa-GO.
  • Elisângela Alves Barbosa Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Formosa-GO.
  • Ester Nogueira dos Santos Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Formosa-GO.
  • Luryan Lopes Cunha Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Formosa-GO.
  • Viviane Vieira da Silva Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Formosa-GO.
  • Juliano de Almeida Pirajá Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Formosa-GO

Resumo

Este trabalho tem por objetivo realizar uma discussão a respeito do processo de ensino-aprendizagem a partir da experiência de graduandos de cursos de licenciatura em história com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID que tem contribuído muito para que os graduandos de licenciatura tenham possibilidade de ter contato com a realidade da sala de aula, pois este tem o intuito de iniciar os alunos de cursos de licenciatura na prática docente, para que assim possam conhecer a realidade escolar e assim tornarem-se educadores capacitados para atender as demandas educacionais. Este presente texto terá como base a obra Pedagogia da Autonomia Saberes necessários à prática educativa, do autor Paulo Freire e ainda a obra O Que é Educação do autor Carlos Rodrigues Brandão, tendo como alicerce as experiências vivenciadas pelos pibidandos nesse processo de desconstrução da metodologia tradicional, se tratando especificamente do ensino de História, propondo como uma estratégia de discussão e reflexão, as novas mídias.

Biografia do Autor

  • Leidiene dos Santos Almeida, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Formosa-GO
    Graduanda em Licenciatura em História e bolsista CAPES
  • Bruno Douglas Sampaio Souza, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Formosa-GO.
    Graduandos em Licenciatura em História e bolsistas CAPES
  • Elisângela Alves Barbosa, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Formosa-GO.

    Graduandos em Licenciatura em História e bolsistas CAPES

  • Ester Nogueira dos Santos, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Formosa-GO.
    Graduandos em Licenciatura em História e bolsistas CAPES
  • Luryan Lopes Cunha, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Formosa-GO.
    Graduandos em Licenciatura em História e bolsistas CAPES
  • Viviane Vieira da Silva, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Formosa-GO.
    Graduandos em Licenciatura em História e bolsistas CAPES
  • Juliano de Almeida Pirajá, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Formosa-GO
    Professor

Downloads

Publicado

2017-09-12

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Graduação - APRESENTAÇÃO ORAL - PRÓ-LICENCIATURA - CET, CH e LLA