ENSINAR E APRENDER: A pedagogia do diálogo de Paulo Freire e o PIBID
Resumo
Este trabalho tem por objetivo realizar uma discussão a respeito do processo de ensino-aprendizagem a partir da experiência de graduandos de cursos de licenciatura em história com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID que tem contribuído muito para que os graduandos de licenciatura tenham possibilidade de ter contato com a realidade da sala de aula, pois este tem o intuito de iniciar os alunos de cursos de licenciatura na prática docente, para que assim possam conhecer a realidade escolar e assim tornarem-se educadores capacitados para atender as demandas educacionais. Este presente texto terá como base a obra Pedagogia da Autonomia Saberes necessários à prática educativa, do autor Paulo Freire e ainda a obra O Que é Educação do autor Carlos Rodrigues Brandão, tendo como alicerce as experiências vivenciadas pelos pibidandos nesse processo de desconstrução da metodologia tradicional, se tratando especificamente do ensino de História, propondo como uma estratégia de discussão e reflexão, as novas mídias.Downloads
Publicado
2017-09-12
Edição
Seção
Pró-Reitoria de Graduação - APRESENTAÇÃO ORAL - PRÓ-LICENCIATURA - CET, CH e LLA