A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO A PARTIR DA AMPLIAÇÃO DAS FONTES HISTÓRICAS: ensino médio

Autores

  • Marcelo Augusto Faria Fontes Câmpus Pires do Rio, Goiás
  • Daniely de Fátima Ribeiro Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio, Goiás.
  • Enéas Corrêa Peres Júnior Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio, Goiás.
  • Giselda Moreira Saavedra Lemos Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio, Goiás.
  • Maria Francinete Meireles UEG, Câmpus Pires do Rio.
  • Ruth de Fátima Oliveira Tavares Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Pires do Rio
  • Josiany Claudiny Virginio Coelho Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio, Goiás
  • Graciele de Souza Lima Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio, Goiás

Palavras-chave:

Conhecimento histórico, Fontes históricas, PIBID

Resumo

O conhecimento histórico tem como objetivo principal compreender os processos históricos e seus sujeitos e, desvendar as relações estabelecidas entre grupos humanos em espaços e tempos diversos. Tal conhecimento traz consigo uma carga transformadora de alto poder por auxiliar os alunos em sua formação de cidadãos conscientes, críticos, autônomos, participativos e atuantes na sociedade. E, para a efetiva construção desse conhecimento é necessária a ampliação das fontes históricas que podem ser trabalhadas, como por exemplo: documentos oficiais, textos de época e atuais, mapas, ilustrações, letras de música, literatura, manifestos, relatos de viajantes, panfletos, caricaturas, pinturas, fotos, programas de televisão e rádio, filmes, paisagens, arquitetura, centros urbanos, relatos orais etc – o que vai demover aquela idéia de que História é apenas o texto que está presente nos livros didáticos.

Biografia do Autor

  • Marcelo Augusto Faria Fontes, Câmpus Pires do Rio, Goiás
    curso de História, graduando-bolsista PIBID
  • Daniely de Fátima Ribeiro, Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio, Goiás.
    Graduanda-Bolsista PIBID
  • Enéas Corrêa Peres Júnior, Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio, Goiás.
    Graduando-Bolsista PIBID
  • Giselda Moreira Saavedra Lemos, Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio, Goiás.
    Graduanda-Bolsista PIBID
  • Maria Francinete Meireles, UEG, Câmpus Pires do Rio.
    Professora do Colégio Estadual Professor Ivan Ferreira-Pires do Rio-Goiás, Supervisora do Subprojeto de História
  • Ruth de Fátima Oliveira Tavares, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Pires do Rio
    Professora Mestre, Coordenadora do Subprojeto de História.
  • Josiany Claudiny Virginio Coelho, Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio, Goiás
    Graduanda-Bolsista PIBID
  • Graciele de Souza Lima, Universidade Estadual de Goiás, Pires do Rio, Goiás
    Graduando-Bolsista PIBID

Downloads

Publicado

2017-09-12

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS HUMANAS, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES