ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA NO AMBIENTE ESCOLAR: rompendo as tramas do silêncio
Palavras-chave:
História Indígena. Ensino. Representação.Resumo
Inquietações com a realidade observada nas escolas e mesmo na universidade impulsionaram a construção do Subprojeto do PIBID de História, Educação para a Diversidade: da formação de professores a sala de aula. O subprojeto é um esforço no sentido de criar espaços de diálogos sobre a história e cultura indígena com a sua inserção no espaço educacional como propõe a Lei 11.645/2008. Buscando compreender as presenças e ausências dos povos indígenas nas escolas e identificar as representações que os alunos constroem sobre estes realizamos diagnóstico inicial com a aplicação de questionários junto aos alunos – por amostragem – nas escolas parceiras. A abordagem metodológica primou pelo aspecto qualitativo, observando que, os elementos da cultura material, já consagrados pela literatura e pela historiografia brasileiras, permanecem nas narrativas dos sujeitos da pesquisa como definidores da cultura e da identidade dos indígenas, o que demonstra que as novas abordagens da história e da(s) cultura(s) desse grupo étnico não logram os muros da academia e os ciclos de pesquisadores. O silêncio permite a perpetuação de representações etnocêntricas, homogêneas e assimilacionistas sobre os indígenas. Representações essas construídas historicamente e mantidas no imaginário social em função da invisibilidade desses povos e de suas histórias, bem como pelo preconceito, que tem perpetuado.Downloads
Publicado
2017-09-12
Edição
Seção
Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS HUMANAS, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES