ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA NO AMBIENTE ESCOLAR: rompendo as tramas do silêncio

Autores

  • Maria Geralda de Almeida Moreira Universidade Estadual de Goiás – UnU de Iporá. Iporá, Goiás.
  • Madalena D. Silva Freitas Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva. Iporá, Goiás.
  • Rogério Menezes das Graças Colégio Estadual de Aplicação. Iporá, Goiás.
  • Wilton de Oliveira Barbosa Universidade Estadual de Goiás
  • Eletícia de Jesus Bueno Universidade Estadual de Goiás
  • Neriany Gomes Costa Universidade Estadual de Goiás
  • Nayara Katiucia de L. Domingues Dias Universidade Estadual de Goiás
  • Sandro J. Nunes da Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Kaique Alves de Sousa Universidade Estadual de Goiás
  • Kerilene N. de Sousa Universidade Estadual de Goiás
  • Lídia Priscila Pereira Silva Souza Universidade Estadual de Goiás
  • Greice Kelly P. dos Santos Reis Universidade Estadual de Goiás
  • Quelen Ribeiro Universidade Estadual de Goiás
  • José Helder Ferreira Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

História Indígena. Ensino. Representação.

Resumo

Inquietações com a realidade observada nas escolas e mesmo na universidade impulsionaram a construção do Subprojeto do PIBID de História, Educação para a Diversidade: da formação de professores a sala de aula. O subprojeto é um esforço no sentido de criar espaços de diálogos sobre a história e cultura indígena com a sua inserção no espaço educacional como propõe a Lei 11.645/2008. Buscando compreender as presenças e ausências dos povos indígenas nas escolas e identificar as representações que os alunos constroem sobre estes realizamos diagnóstico inicial com a aplicação de questionários junto aos alunos – por amostragem – nas escolas parceiras. A abordagem metodológica primou pelo aspecto qualitativo, observando que, os elementos da cultura material, já consagrados pela literatura e pela historiografia brasileiras, permanecem nas narrativas dos sujeitos da pesquisa como definidores da cultura e da identidade dos indígenas, o que demonstra que as novas abordagens da história e da(s) cultura(s) desse grupo étnico não logram os muros da academia e os ciclos de pesquisadores. O silêncio permite a perpetuação de representações etnocêntricas, homogêneas e assimilacionistas sobre os indígenas. Representações essas construídas historicamente e mantidas no imaginário social em função da invisibilidade desses povos e de suas histórias, bem como pelo preconceito, que tem perpetuado.

Biografia do Autor

  • Maria Geralda de Almeida Moreira, Universidade Estadual de Goiás – UnU de Iporá. Iporá, Goiás.
    Ms. Professora Coordenadora de Área
  • Madalena D. Silva Freitas, Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva. Iporá, Goiás.
    Professores Supervisores
  • Rogério Menezes das Graças, Colégio Estadual de Aplicação. Iporá, Goiás.
    Professores Supervisores
  • Wilton de Oliveira Barbosa, Universidade Estadual de Goiás
    Graduandos de História. Bolsistas de Iniciação a Docência – PIBID/Capes. Iporá, Goiás
  • Eletícia de Jesus Bueno, Universidade Estadual de Goiás
    Graduandos de História. Bolsistas de Iniciação a Docência – PIBID/Capes. Iporá, Goiás
  • Neriany Gomes Costa, Universidade Estadual de Goiás
    Graduandos de História. Bolsistas de Iniciação a Docência – PIBID/Capes. Iporá, Goiás
  • Nayara Katiucia de L. Domingues Dias, Universidade Estadual de Goiás
    Graduandos de História. Bolsistas de Iniciação a Docência – PIBID/Capes. Iporá, Goiás
  • Sandro J. Nunes da Silva, Universidade Estadual de Goiás
    Graduandos de História. Bolsistas de Iniciação a Docência – PIBID/Capes. Iporá, Goiás
  • Kaique Alves de Sousa, Universidade Estadual de Goiás
    Graduandos de História. Bolsistas de Iniciação a Docência – PIBID/Capes. Iporá, Goiás
  • Kerilene N. de Sousa, Universidade Estadual de Goiás
    Graduandos de História. Bolsistas de Iniciação a Docência – PIBID/Capes. Iporá, Goiás
  • Lídia Priscila Pereira Silva Souza, Universidade Estadual de Goiás
    Graduandos de História. Bolsistas de Iniciação a Docência – PIBID/Capes. Iporá, Goiás
  • Greice Kelly P. dos Santos Reis, Universidade Estadual de Goiás
    Graduandos de História. Bolsistas de Iniciação a Docência – PIBID/Capes. Iporá, Goiás
  • Quelen Ribeiro, Universidade Estadual de Goiás
    Graduandos de História. Bolsistas de Iniciação a Docência – PIBID/Capes. Iporá, Goiás
  • José Helder Ferreira, Universidade Estadual de Goiás
    Graduandos de História. Bolsistas de Iniciação a Docência – PIBID/Capes. Iporá, Goiás

Downloads

Publicado

2017-09-12

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS HUMANAS, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES