EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE: da formação de professores a sala de aula

Autores

  • Maria Geralda de Almeida Moreira Universidade Estadual de Goiás – UnU de Iporá. Iporá
  • Madalena Dias Silva Freitas Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva. Iporá, Goiás.
  • Wilton de Oliveira Barbosa Universidade Estadual de Goiás.
  • Eletícia de Jesus Bueno Universidade Estadual de Goiás.
  • Neriany Gomes Costa Universidade Estadual de Goiás.
  • Nayara Katiucia de L. Domingues Dias Universidade Estadual de Goiás.
  • Sandro J. Nunes da Silva Universidade Estadual de Goiás.
  • Lídia Priscila Pereira Silva Souza Universidade Estadual de Goiás.

Palavras-chave:

Diversidade. Ensino. Representação.

Resumo

O subprojeto do PIBID de História visa preparar os (as) graduandos (as) para trabalhar com a interculturalidade. Com foco nas questões raciais e indígenas as ações buscam a valorização das diferentes formas de ser, viver, saber, ensinar e escrever a história. O subprojeto articula-se a partir da proposta de uma educação para a diversidade étnico-racial na formação de seus graduandos e dos alunos da escola parceira, contribuindo, com o reconhecimento e a valorização das diferenças étnicas, culturais, sociais dentre outras (SILVA, 2007). No contexto das discussões sobre diversidade, os (as) bolsistas trabalharam a cultura e a história dos povos indígenas do Brasil. A metodologia usada para discutir a questão foi à realização de oficinas de História e Cinema com a exibição e o debate de filmes e documentários com os alunos do Ensino Médio do Colégio Ariston Gomes da Silva, colégio parceiro do PIBID de História. Além das oficinas os (as) pibidianos (as) realizaram o projeto, História e Fotografia: a diversidade por meio das imagens. Neste, o foco voltou-se para o patrimônio cultural da cidade de Iporá. A inserção do tema se fez por considerarmos que o patrimônio cultural material é portador de narrativas da história de um povo e, ainda, por ser relevante que os alunos da educação básica compreendam não somente a definição de patrimônio cultural, mas, que a “eleição” de algo para compor o patrimônio faz parte das disputas simbólicas de poder.

Biografia do Autor

  • Maria Geralda de Almeida Moreira, Universidade Estadual de Goiás – UnU de Iporá. Iporá
    Ms. Professora Coordenadora de Área
  • Madalena Dias Silva Freitas, Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva. Iporá, Goiás.
    Ms. Professora Supervisora
  • Wilton de Oliveira Barbosa, Universidade Estadual de Goiás.
    Graduandos de História, Bolsistas de Iniciação a Docência – PIBID/Capes. Iporá, Goiás
  • Eletícia de Jesus Bueno, Universidade Estadual de Goiás.
    Graduandos de História, Bolsistas de Iniciação a Docência – PIBID/Capes. Iporá, Goiás
  • Neriany Gomes Costa, Universidade Estadual de Goiás.
    Graduandos de História, Bolsistas de Iniciação a Docência – PIBID/Capes. Iporá, Goiás
  • Nayara Katiucia de L. Domingues Dias, Universidade Estadual de Goiás.
    Graduandos de História, Bolsistas de Iniciação a Docência – PIBID/Capes. Iporá, Goiás
  • Sandro J. Nunes da Silva, Universidade Estadual de Goiás.
    Graduandos de História, Bolsistas de Iniciação a Docência – PIBID/Capes. Iporá, Goiás
  • Lídia Priscila Pereira Silva Souza, Universidade Estadual de Goiás.
    Graduandos de História, Bolsistas de Iniciação a Docência – PIBID/Capes. Iporá, Goiás

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Publicado

2017-09-12

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS HUMANAS, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES