EDUCAÇÃO AMBIENTAL PELA PRÁXIS GEOGRÁFICA: Uma troca de saberes através do Pibid na UEG campus de Formosa-go.
Resumo
Pensar um ensino de Geografia pela educação ambiental pautada nas trocas de saberes com os educandos é elucidar os saberes geográficos existentes nas relações entre homem e o meio, para que através deste cenário possamos provocar o ato de reflexão em nossos alunos, assim potencializar todas as habilidades e conhecimento que seus educandos trazem consigo mesmo advindo das vivências do dia-a-dia. Para isso é necessário pensar novas formas de se abordar a complexidade da educação ambiental, tecendo perspectivas pela práxis social dos alunos e professores engajados no projeto, a práxis compreende a decisão teórica tanto quanto a decisão da ação, “significa um modo de agir no qual o agente, sua ação e o produto de sua ação são termos intrinsecamente ligados e dependentes uns dos outros, não sendo possível separá-los” (CHAUÍ, 2006, p. 23), portanto a práxis “implica a ação e reflexão dos homens sobre o mundo para transformá-lo” (FREIRE, 1988, p. 67).Downloads
Publicado
2017-09-12
Edição
Seção
Pró-Reitoria de Graduação - APRESENTAÇÃO ORAL - PRÓ-LICENCIATURA - CET, CH e LLA