O ENSINO DE HISTÓRIA E AS NOVAS LINGUAGENS E METODOLOGIAS.
Palavras-chave:
HISTÓRIA. METODOLOGIAS. ENSINO.Resumo
A proposta deste subprojeto é trabalhar a capacidade de compreender o processo de ensino-aprendizagem em sua totalidade por meio de planejamento, pesquisa, leituras, sistematização do conhecimento e regência. A incorporação de novos temas e metodologias ao ensino de História tem como base teórica o pensamento de historiadores que vêm se dedicando à temática com sucesso, como Circe Bittencourt, Selva Guimarães Fonseca, Leandro Karnal dentre outros. A meta é a efetiva integração entre ensino e pesquisa e teoria e prática, no que se refere ao “pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão” em conformidade com o Parecer CNE / CES 492/2001. Com este subprojeto, visamos contribuir com uma sólida formação inicial adequada a uma realidade, contribuindo para diminuir a distância entre o conhecimento histórico produzido a partir desta nova visão e o que tem sido praticado no cotidiano da sala de aula.Downloads
Publicado
2017-09-12
Edição
Seção
Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS HUMANAS, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES