O ENSINO DE HISTÓRIA E AS NOVAS LINGUAGENS E METODOLOGIAS.

Autores

  • Patrik Luan Costa Barbosa Universidade Estadual de Goiás (Anápolis)
  • Isuara Soares Santaana de Oliveira Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-GO
  • Anne da Silva Freitas Universidade de Brasília image/svg+xml
  • Beatriz Pereira Silva Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-GO
  • Débora Leandra dos Santos Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-GO
  • Fernanda de Oliveira Almeida Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-GO
  • Déborah Silva Bastos Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-GO
  • Lorrany Araújo de Andrade Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-GO
  • Gabriela Ferreira de Amorim Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-GO
  • Vanderlei de Castro e Silva Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-GO
  • Thais Nogueira da Silva Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-GO
  • Bruna Santos Magalhães Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-GO
  • Maria Salette da Trindade Rebelo Universidade de Brasília image/svg+xml
  • Simone Fiorani dos Santos Cardozo Universidade Estadual de Goiás.
  • Lusimeire Figueiredo da Silva Faculdade de Ciências Econômicas de Anápolis (FACEA)

Palavras-chave:

HISTÓRIA. METODOLOGIAS. ENSINO.

Resumo

A proposta deste subprojeto é trabalhar a capacidade de compreender o processo de ensino-aprendizagem em sua totalidade por meio de planejamento, pesquisa, leituras, sistematização do conhecimento e regência. A incorporação de novos temas e metodologias ao ensino de História tem como base teórica o pensamento de historiadores que vêm se dedicando à temática com sucesso, como Circe Bittencourt, Selva Guimarães Fonseca, Leandro Karnal dentre outros. A meta é a efetiva integração entre ensino e pesquisa e teoria e prática, no que se refere ao “pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão” em conformidade com o Parecer CNE / CES 492/2001. Com este subprojeto, visamos contribuir com uma sólida formação inicial adequada a uma realidade, contribuindo para diminuir a distância entre o conhecimento histórico produzido a partir desta nova visão e o que tem sido praticado no cotidiano da sala de aula.

Biografia do Autor

  • Patrik Luan Costa Barbosa, Universidade Estadual de Goiás (Anápolis)
    Graduando do curso de historia
  • Isuara Soares Santaana de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-GO
    Graduandos em História, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Anápolis
  • Anne da Silva Freitas, Universidade de Brasília
    Coordenadora de área do subprojeto de História, graduada em História pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília e mestre em História
  • Beatriz Pereira Silva, Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-GO
    Graduandos em História,  bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Anápolis
  • Débora Leandra dos Santos, Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-GO
    Graduandos em História,  bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Anápolis.
  • Fernanda de Oliveira Almeida, Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-GO
    Graduandos em História,  bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Anápolis.
  • Déborah Silva Bastos, Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-GO
    Graduandos em História,  bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Anápolis.
  • Lorrany Araújo de Andrade, Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-GO
    Graduandos em História,  bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Anápolis.
  • Gabriela Ferreira de Amorim, Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-GO
    Graduandos em História,  bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Anápolis.
  • Vanderlei de Castro e Silva, Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-GO
    Graduandos em História,  bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Anápolis.
  • Thais Nogueira da Silva, Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-GO
    Graduandos em História,  bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Anápolis.
  • Bruna Santos Magalhães, Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis-GO
    Graduandos em História,  bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Anápolis.
  • Maria Salette da Trindade Rebelo, Universidade de Brasília
    Coordenadora de área do subprojeto de História, graduada em História pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília e mestre em História
  • Simone Fiorani dos Santos Cardozo, Universidade Estadual de Goiás.
    Professora supervisora, graduada em História pela Universidade Federal do Pará e pós-graduada
  • Lusimeire Figueiredo da Silva, Faculdade de Ciências Econômicas de Anápolis (FACEA)
    Professora supervisora, graduada em Historia, graduada em Historia Social do Brasil Contemporâneo pela UNIANA

Downloads

Publicado

2017-09-12

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS HUMANAS, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES