ARREGAÇANDO AS MANGAS: O Trabalho de Campo como Recurso Didático para o Ensino de Geografia

Autores

  • Raphael de Araújo Pinheiro Universidade Estadual de Goiás, Campus de Pires do Rio-GO
  • Lorena Rodrigues dos Santos Moraes Universidade Estadual de Goiás, Campus de Pires do Rio.
  • Fernanda Alves Universidade Estadual de Goiás, Campus de Pires do Rio.
  • Cristiane Dias Universidade Estadual de Goiás, Campus de Pires do Rio e Colégio Estadual Prof. Ivan Ferreira
  • Marise Vicente de Paula Universidade Estadual de Goiás, Campus de Pires do Rio.

Palavras-chave:

Trabalho de Campo. Recurso Didático. Ensino de Geografia.

Resumo

A presente reflexão trata de uma experiência realizada nas aulas de Geografia, a partir do Trabalho de Campo enquanto recurso didático. Tal atividade foi idealizada a partir do subprojeto de Geografia da Universidade Estadual de Goiás, Campus de Pires do Rio, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O trabalho de campo é uma metodologia de ensino que busca significar o conteúdo da geografia escolar, propiciando ao aluno a desenvolver uma série de competências, como: observar, avaliar, criar hipóteses e levantar sugestões, ou seja, contextualizar e problematizar o universo em que vive. Essa atividade pode ser desenvolvida em qualquer série do ensino básico, fundamental ou médio, desde que o professor saiba quais são seus objetivos e coloque como prioridade o aprendizado do aluno. O referido trabalho de campo, foi realizado no dia 13 de junho de 2014, na Usina da Serra do Facão (SEFAC), situada entre os municípios de Catalão e Davinópolis, no Estado de Goiás. Essa usina Hidrelétrica abastece parte do leste da região centrooeste brasileira, ela entrou em operação em 2010, sua barragem tem uma altura de 87 metros e uma extensão de 660 metros, tem duas turbinas para a produção de energia elétrica chegando há uma potencia máxima de 212 Mw. A visita técnica a Sefac contou com a participação de 40 pessoas: 01 professora supervisora do Pibid, 03 professoras convidadas das instituições participantes, 08 bolsistas do Pibid/UEG de geografia e 28 alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Ivan Ferreira – CEPIF.

Biografia do Autor

  • Raphael de Araújo Pinheiro, Universidade Estadual de Goiás, Campus de Pires do Rio-GO
    Graduando em Geografia, Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID)
  • Lorena Rodrigues dos Santos Moraes, Universidade Estadual de Goiás, Campus de Pires do Rio.
    Graduanda em Geografia
  • Fernanda Alves, Universidade Estadual de Goiás, Campus de Pires do Rio.
    Graduanda em Geografia
  • Cristiane Dias, Universidade Estadual de Goiás, Campus de Pires do Rio e Colégio Estadual Prof. Ivan Ferreira
    Mestre em Geografia
  • Marise Vicente de Paula, Universidade Estadual de Goiás, Campus de Pires do Rio.
    Pós-Doutora em Geografia

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Publicado

2017-09-05

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS HUMANAS, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES