UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA: FRONTEIRAS A ULTRAPASSAR
Palavras-chave:
Formação inicial. Ensino. Educação Básica.Resumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Estadual de Goiás (PIBID/UEG), em sua segunda edição com vigência de 4 anos (2014-2018), se constitui em torno de três eixos problematizadores: universidade/escola básica, formação docente e relação ensino-aprendizagem. Esses eixos se articulam como uma possibilidade para problematizar a relação entre teoria e prática a fim de superar as fronteiras existentes entre Universidade e Escola de Educação Básica. O PIBID/UEG tem por objetivos: favorecer e incentivar a formação inicial de professores; inserir os alunos dos cursos de graduação na escola de educação básica; estudar e analisar materiais didáticos destinados ao ensino e aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento; proporcionar aos licenciandos oportunidades de criação, participação no planejamento, acompanhamento e avaliação do processo de ensino-aprendizagem na rede pública de ensino; proporcionar aos bolsistas oportunidades de criar e experimentar metodologias, tecnologias e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar; desenvolver a capacidade de pensamento crítico, a fim de, realizar estudos de aprofundamento sobre as correntes teóricas norteadoras das práticas pedagógicas; contribuir para que os alunos em formação conheçam a escola pública, a realidade da sala de aula, os alunos da educação básica e vençam os medos inerentes ao início da carreira docente; proporcionar que os alunos da Universidade ampliem seus conhecimentos sobre a natureza do trabalho pedagógico, da gestão da escola, da sala de aula e da organização de conteúdos, para aprimorarem suas práticas de ensino; favorecer aos bolsistas maior entendimento da educação pública, para que possam criar metodologias de ensino que contribuam para amenizar problemas crônicos em nosso país, como a evasão e a repetência, e elevar os anos de escolaridade dos alunos das classes populares; favorecer aos alunos de graduação, que ao se inserirem na cultura escolar do magistério, apreender que o bom desenvolvimento dos alunos das classes populares está relacionado com o nível cultural global da família, e que, somente a criação de hábitos, treinamentos e tarefas intermináveis, não serão suficientes para garantir o êxito escolar; aperfeiçoar o uso da língua portuguesa pelos licenciandos e desenvolver a capacidade comunicativa, oral e escrita, como elementos centrais da formação de professores; por fim, contribuir com a superação das fronteiras entre Universidade e Educação básica, favorecendo a articulação entre teoria e prática necessária a formação acadêmica.Downloads
Publicado
2017-09-12
Edição
Seção
Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS HUMANAS, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES