OS DESAFIOS LINGUÍSTICOS E PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Bruna Angélica Gonçalves UEG Itapuranga – Goiás
  • Anne Meyre Ferreira da Silva UEG Itapuranga – Goiás
  • Camila Pacheco Camargo UEG Itapuranga – Goiás
  • Douglas Magalhães Coelho UEG Itapuranga – Goiás
  • Guilherme da Silva e Santos UEG Itapuranga – Goiás
  • Maria Dolores Martins de Araújo UEG Itapuranga – Goiás
  • Fabrízia Lúcia da Costa Coelho UEG Itapuranga
  • Hélvio Frank de Oliveira UEG Itapuranga

Resumo

O professor de língua portuguesa (LP) com atuação profissional no contexto de escola pública, além do papel de mediador de conhecimentos linguísticos, em suas práticas pedagógicas de sala de aula, vislumbradas na contemporaneidade, precisa evocar outras providências de abordagem ao observar as diversas realidades complexas pelas quais o ensino do idioma é balizado. Nesse sentido, de acordo com Freire (2009) e Vygotsky (1998), a figura de educador também se faz presente na agenda profissional do professor de qualquer disciplina. No caso especial do professor
de LP, porque, segundo Bakhtin (1992), a língua possui a dimensão dialógica que só é propiciada mediante a interação, o que nos remete, em outras palavras, à sua plena configuração de ensino relacionada ao contexto sociocultural dos falantes (VYGOTSKY, 1998).

Biografia do Autor

  • Bruna Angélica Gonçalves, UEG Itapuranga – Goiás
    Graduanda em Letras e bolsista do PIBID
  • Anne Meyre Ferreira da Silva, UEG Itapuranga – Goiás
    Graduanda em Letras e bolsista do PIBID
  • Camila Pacheco Camargo, UEG Itapuranga – Goiás
    Graduanda em Letras e bolsista do PIBID
  • Douglas Magalhães Coelho, UEG Itapuranga – Goiás

    Graduando em Letras e bolsista do PIBID

  • Guilherme da Silva e Santos, UEG Itapuranga – Goiás
    Graduando em Letras e bolsista do PIBID
  • Maria Dolores Martins de Araújo, UEG Itapuranga – Goiás
    Graduanda em Letras e bolsista do PIBID
  • Fabrízia Lúcia da Costa Coelho, UEG Itapuranga
    Supervisora da escola-campo, bolsista do PIBID, Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília
  • Hélvio Frank de Oliveira, UEG Itapuranga

    Coordenador de área do subprojeto Letras (Língua
    Portuguesa) do PIBID, Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

2018-05-25

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Graduação - APRESENTAÇÃO ORAL - PRÓ-LICENCIATURA - CET, CH e LLA