EXPLORANDO GÊNEROS EM SALAS DE AULA DO ENSINO MÉDIO: algumas experiências do PIBID – Letras (Português) da UEG Itapuranga

Autores

  • Camila Pacheco Camargo UEG Itapuranga
  • Anne Meyre Ferreira da Silva UEG Itapuranga
  • Bruna Angélica Gonçalves UEG Itapuranga
  • Douglas Magalhães Coelho UEG Itapuranga
  • Guilherme da Silva e Santos UEG Itapuranga
  • Maria Dolores Martins de Araújo UEG Itapuranga
  • Fabrízia Lúcia da Costa Coelho UEG Itapuranga
  • Hélvio Frank de Oliveira UEG Itapuranga

Palavras-chave:

Gêneros textuais/discursivos. Língua Portuguesa. Formação de professores.

Resumo

O presente trabalho consiste numa síntese das ações delineadas pelo Subprojeto PIBID – Letras/Português e conduzidas numa escola de ensino médio da rede pública estadual da cidade de Itapuranga. Em suas diversas perspectivas, o subprojeto objetiva incitar, nos professores em formação, o anseio e o conhecimento atinente ao trabalho docente no contexto educacional. Para isso, as atividades são especialmente endereçadas ao ensino e à aprendizagem de língua portuguesa, e balizadas na inter-relação teoria e prática, que, de certa forma, corroboram a prática de (re)pensar criticamente sobre o fazer docente perante os
desafios apresentados no ambiente institucionalizado de ensino (OLIVEIRA, 2013). Além disso, exploram os aspectos inerentes à gramática, literatura e à leitura e produção de texto como abordagens importantes inseridas dentro da proposta de gêneros textuais/discursivos (ROJO, 2013). Assim, os trabalhos (a serem) desenvolvidos atendem diretamente a quatro turmas – primeiro, segundo e terceiro anos ensino médio, nos turnos matutino e vespertino, em que os envolvidos no projeto aproveitam para investigar, sob perspectivas qualitativa de pesquisa, aspectos que (d)enunciam o ensino e a formação do professor de língua portuguesa na escola pública. Entre os principais resultados já incorporados ao subprojeto estão: o mapeamento consolidado dos desafios que ainda envolvem o ensino de língua portuguesa e a discussão de estratégias possíveis para a implementação de novas abordagens acerca do tratamento do texto em sala de aula.

Biografia do Autor

  • Camila Pacheco Camargo, UEG Itapuranga
    Integrante do Subprojeto do PIBID – Letras (Português)
  • Anne Meyre Ferreira da Silva, UEG Itapuranga
    Integrante do Subprojeto do PIBID – Letras (Português)
  • Bruna Angélica Gonçalves, UEG Itapuranga
    Integrante do Subprojeto do PIBID – Letras (Português)
  • Douglas Magalhães Coelho, UEG Itapuranga
    Integrante do Subprojeto do PIBID – Letras (Português)
  • Guilherme da Silva e Santos, UEG Itapuranga
    Integrante do Subprojeto do PIBID – Letras (Português)
  • Maria Dolores Martins de Araújo, UEG Itapuranga
    Integrante do Subprojeto do PIBID – Letras (Português)
  • Fabrízia Lúcia da Costa Coelho, UEG Itapuranga
    Integrante do Subprojeto do PIBID – Letras (Português)
  • Hélvio Frank de Oliveira, UEG Itapuranga
    Integrante do Subprojeto do PIBID – Letras (Português)

Downloads

Publicado

2018-05-25

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS HUMANAS, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES