Práticas significativas no processo ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa

Autores

  • Carolina Santos de Melo de Andrade Universidade Estadual de Goiás (UEG), Quirinópolis-GO
  • Rodrigo dos Santos e Silva Universidade Estadual de Goiás (UEG), Quirinópolis-GO
  • Aline da Cruz Lopes Universidade Estadual de Goiás (UEG), Quirinópolis-GO
  • Derlange de Ataides Pinto Universidade Estadual de Goiás (UEG), Quirinópolis-GO
  • Jackeline Martins de Paiva Universidade Estadual de Goiás (UEG), Quirinópolis-GO
  • Laudicena Lemes dos Santos Universidade Estadual de Goiás (UEG), Quirinópolis-GO
  • Letícia David Guimarães Universidade Estadual de Goiás (UEG), Quirinópolis-GO
  • Nara Vieira e Araújo Universidade Estadual de Goiás (UEG), Quirinópolis-GO
  • Talita Silva Gomes Universidade Estadual de Goiás (UEG), Quirinópolis-GO
  • Fabiana Rosa Moraes Universidade Estadual de Goiás (UEG), Quirinópolis-GO

Resumo

Um dos grandes anseios de pedagogos, professores, pais e líderes políticos, que perpassa décadas é concernente ao letramento funcional e ativo dos jovens estudantes para que estes possam exercer sua cidadania de forma consciente e participativa. Nesse sentido, é de consenso até mesmo entre leigos na área educacional a necessidade de despertar nos jovens o hábito de ler e o prazer pela leitura. Esse é sem dúvida o primeiro passo para o processo de interação sociocultural por meio de atos comunicativos, conforme Kleiman (1989) preconiza. Para tanto, práticas significativas no processo ensino-aprendizagem de leitura e escrita precisam ser implantadas em sala de aula, uma vez que o domínio efetivo dos recursos linguísticos e discursivos de que a língua dispõe é desenvolvido em formas culturais e cognitivas de ação social corporificadas na linguagem, como explora Orlandi (1987). O professor deve construir situações significativas de interação por meio das várias configurações da linguagem, ou seja, é necessário repensar a prática de ensino da Língua Portuguesa (Gramática, leitura e escrita) concebida nos moldes americanos. Prática que ainda predomina em pleno século de concorrência com os inúmeros recursos eletrônicos e digitais disponíveis a esses jovens. Não se pode negar a evolução do Homem e com ela as transformações que sofre a linguagem, é necessário sim reformular as propostas de produção comunicativa no ensino, tendo em vista que o meio tecnológico e os modos como se
desenvolve propicia uma “interação altamente participativa”, conforme defende Tom Erickson (1997) In: Mascuschi (1988).

Biografia do Autor

  • Carolina Santos de Melo de Andrade, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Quirinópolis-GO
    Docente, coordenadorado Subprojeto Letras PIBID/UEG
  • Rodrigo dos Santos e Silva, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Quirinópolis-GO
    Acadêmicos bolsistas do Subprojeto Letras PIBID/UEG
  • Aline da Cruz Lopes, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Quirinópolis-GO
    Acadêmicos bolsistas do Subprojeto Letras PIBID/UEG
  • Derlange de Ataides Pinto, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Quirinópolis-GO
    Acadêmicos bolsistas do Subprojeto Letras PIBID/UEG
  • Jackeline Martins de Paiva, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Quirinópolis-GO
    Acadêmicos bolsistas do Subprojeto Letras PIBID/UEG
  • Laudicena Lemes dos Santos, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Quirinópolis-GO
    Acadêmicos bolsistas do Subprojeto Letras PIBID/UEG
  • Letícia David Guimarães, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Quirinópolis-GO
    Acadêmicos bolsistas do Subprojeto Letras PIBID/UEG
  • Nara Vieira e Araújo, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Quirinópolis-GO
    Acadêmicos bolsistas do Subprojeto Letras PIBID/UEG
  • Talita Silva Gomes, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Quirinópolis-GO
    Acadêmicos bolsistas do Subprojeto Letras PIBID/UEG
  • Fabiana Rosa Moraes, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Quirinópolis-GO
    Docente, supervisora do Subprojeto Letras PIBID/UEG

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Publicado

2018-05-25

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS HUMANAS, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES