FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONEXÕES ENTRE SABERES DA UNIVERSIDADE E FAZERES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Cecília Maria Soares Noronha dos Santos Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Goiás-GO
  • Eliane Rodrigues Teixeira Scholl Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Goiás-GO
  • Janaina Caixeta de Oliveira Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Goiás-GO
  • Josiane Póvoa Pereira Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Goiás-GO
  • Késia Anadim Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Goiás-GO
  • Ludimilla Dadiane Cardoso de Jesus Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Goiás-GO
  • Rosana Ferraz de Assis Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Goiás-GO
  • Sueli Paiva dos Santos Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Goiás-GO
  • Herika Giselle de Aquino e Silva Martins Colégio Estadual Dr. Albion de Castro Curado, Goiás-GO
  • Déborah Magalhães Barros Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Goiás-GO
  • Eleone Ferraz de Assis Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Goiás-GO

Resumo

O subprojeto da área de Letras: Português/Inglês do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Câmpus Cidade de Goiás da Universidade
Estadual de Goiás, coordenado pelos professores Ms. Déborah Magalhães Barros e Dr. Eleone Ferraz de Assis, busca iniciar os acadêmicos desse curso de licenciatura na atividade docente bem como desenvolver ações que contribuam na melhoria do ensino de Língua Portuguesa nas habilidades de leitura e escrita através do estudo dos gêneros textuais em uma escola pública do Ensino Fundamental.

Esse subprojeto visa à preparação dos acadêmicos dessa licenciatura para a atividade docente em Língua Portuguesa, engajando-os em ações que incluam observação, participação, envolvimento nas atividades de planejamento e regência no meio escolar, com o intuito de desenvolver a competência comunicativa do bolsista como mediador do processo de ensino e aprendizagem. Isto se faz mediante a prática de ensino de leitura e produção de gêneros textuais (MARCUSCHI, 2008; PCNs, 1998) que promove o desenvolvimento intelectual e sociocultural dos alunos da escola básica envolvidos neste projeto.

Biografia do Autor

  • Cecília Maria Soares Noronha dos Santos, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Goiás-GO
    Graduação, Bolsistas de Iniciação à Docência-PIBID - Letras/Goiás
  • Eliane Rodrigues Teixeira Scholl, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Goiás-GO
    Graduação, Bolsistas de Iniciação à Docência-PIBID - Letras/Goiás
  • Janaina Caixeta de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Goiás-GO
    Graduação, Bolsistas de Iniciação à Docência-PIBID - Letras/Goiás
  • Josiane Póvoa Pereira, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Goiás-GO
    Graduação, Bolsistas de Iniciação à Docência-PIBID - Letras/Goiás
  • Késia Anadim, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Goiás-GO
    Graduação, Bolsistas de Iniciação à Docência-PIBID - Letras/Goiás
  • Ludimilla Dadiane Cardoso de Jesus, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Goiás-GO
    Graduação, Bolsistas de Iniciação à Docência-PIBID - Letras/Goiás
  • Rosana Ferraz de Assis, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Goiás-GO
    Graduação, Bolsistas de Iniciação à Docência-PIBID - Letras/Goiás
  • Sueli Paiva dos Santos, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Goiás-GO
    Graduação, Bolsistas de Iniciação à Docência-PIBID - Letras/Goiás
  • Herika Giselle de Aquino e Silva Martins, Colégio Estadual Dr. Albion de Castro Curado, Goiás-GO
    Docente – Supervisor
  • Déborah Magalhães Barros, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Goiás-GO
    Docente – Coordenador de área do Subprojeto PIBID-Letras/Goiás.
  • Eleone Ferraz de Assis, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Goiás-GO
    Docente – Coordenador/Colaborador de área do Subprojeto PIBID-Letras/Goiás

Downloads

Publicado

2018-05-25

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Graduação - APRESENTAÇÃO ORAL - PRÓ-LICENCIATURA - CET, CH e LLA