FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONEXÕES ENTRE SABERES DA UNIVERSIDADE E FAZERES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
O subprojeto da área de Letras: Português/Inglês do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Câmpus Cidade de Goiás da Universidade
Estadual de Goiás, coordenado pelos professores Ms. Déborah Magalhães Barros e Dr. Eleone Ferraz de Assis, busca iniciar os acadêmicos desse curso de licenciatura na atividade docente bem como desenvolver ações que contribuam na melhoria do ensino de Língua Portuguesa nas habilidades de leitura e escrita através do estudo dos gêneros textuais em uma escola pública do Ensino Fundamental.
Esse subprojeto visa à preparação dos acadêmicos dessa licenciatura para a atividade docente em Língua Portuguesa, engajando-os em ações que incluam observação, participação, envolvimento nas atividades de planejamento e regência no meio escolar, com o intuito de desenvolver a competência comunicativa do bolsista como mediador do processo de ensino e aprendizagem. Isto se faz mediante a prática de ensino de leitura e produção de gêneros textuais (MARCUSCHI, 2008; PCNs, 1998) que promove o desenvolvimento intelectual e sociocultural dos alunos da escola básica envolvidos neste projeto.