LETRAMENTO LITERÁRIO: práticas de mediação de leitura

Autores

  • Wilma Mendes Rodrigues Campus de São Luís de Montes Belos-GO.
  • Ana Lucia Dantas Marquez São Luís de Montes Belos – GO
  • Maria Severina Batista Guimarães São Luís de Montes Belos – GO
  • Juliana de Almeida Cruvinel Bittencourt São Luís de Montes Belos – GO
  • Clélia Aparecida da Silva Universidade Estadual de Goiás, São Luís de Montes Belos-GO
  • Flavia Mendes de Souza Universidade Estadual de Goiás, São Luís de Montes Belos-GO
  • Gabriela Gonçalves dos Santos Universidade Estadual de Goiás, São Luís de Montes Belos-GO
  • Geovana Costa Siqueira Universidade Estadual de Goiás, São Luís de Montes Belos-GO
  • Sávio Pires de Souza Universidade Estadual de Goiás, São Luís de Montes Belos-GO

Palavras-chave:

Leitura de contos. Letramento literário. Mediação de leitura.

Resumo

O início de um novo milênio prescinde um pensar e um fazer diferentes, contextualizados às exigências do processo histórico atual. Daí a importância fundamental do papel da educação. Chegamos historicamente a um crucial e decisivo momento, em que se faz necessária uma mudança profunda em toda a ordem de valores, princípios, ações. Mudanças de métodos, teorias, práticas; é o que entendemos por mudança de paradigma: na construção de uma outra história (Kuhn,1962). Assim vimos que é urgente transformar a forma de ver, fazer a educação, analisar com profundidade a função da escola dentro de um contexto mais amplo. Questionar as limitações do educador, do educando. Coletar dados, diagnosticar fatos, elaborando uma nova proposta mais eficaz para a condução de uma educação coerente, que consiga articular de forma assertiva, a busca das respostas para questões cruciais e decisivas, frente às exigências individuais e sociais impostas por esta nova realidade que ora se desencadeia.

Biografia do Autor

  • Wilma Mendes Rodrigues, Campus de São Luís de Montes Belos-GO.
    Professora efetiva da Rede Estadual de Educação de Goiás; Especialista em Docência Universitária, Docente da Universidade Estadual de Goiás e Supervisora do Subprojeto PIBID/LETRAS
  • Ana Lucia Dantas Marquez, São Luís de Montes Belos – GO
    Docente da Universidade Estadual de Goiás, Coorientadora do Subprojeto PIBID/LETRAS
  • Maria Severina Batista Guimarães, São Luís de Montes Belos – GO
    Docente da Universidade Estadual de Goiás, Coorientadora do Subprojeto PIBID/LETRAS
  • Juliana de Almeida Cruvinel Bittencourt, São Luís de Montes Belos – GO

    Servidora administrativa da Universidade Estadual de Goiás e colaboradora do Subprojeto PIBID/LETRAS

  • Clélia Aparecida da Silva, Universidade Estadual de Goiás, São Luís de Montes Belos-GO

    Acadêmicos do Curso de Letras Português/Inglês, Bolsistas PIBID/CAPES.

  • Flavia Mendes de Souza, Universidade Estadual de Goiás, São Luís de Montes Belos-GO
    Acadêmicos do Curso de Letras Português/Inglês, Bolsistas PIBID/CAPES.
  • Gabriela Gonçalves dos Santos, Universidade Estadual de Goiás, São Luís de Montes Belos-GO
    Acadêmicos do Curso de Letras Português/Inglês, Bolsistas PIBID/CAPES.
  • Geovana Costa Siqueira, Universidade Estadual de Goiás, São Luís de Montes Belos-GO
    Acadêmicos do Curso de Letras Português/Inglês, Bolsistas PIBID/CAPES.
  • Sávio Pires de Souza, Universidade Estadual de Goiás, São Luís de Montes Belos-GO
    Acadêmicos do Curso de Letras Português/Inglês, Bolsistas PIBID/CAPES.

Downloads

Publicado

2018-05-25

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS HUMANAS, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES