PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA: experiências do Pibid de letras.

Autores

  • Elihene Bispo Neves Vasconcelos UEG-Unidade Universitária de Iporá
  • Maiane Priscila de Souza UEG- Unidade Universitária Iporá, Graduação, Universidade Estadual de Goiás
  • Lucineide Flauzina dos Santos UEG- Unidade Universitária Iporá, Graduação, Universidade Estadual de Goiás
  • Karina Martins da Fonceca UEG- Unidade Universitária Iporá, Graduação, Universidade Estadual de Goiás
  • Nibia Franciele Moreira Ribeiro UEG- Unidade Universitária Iporá, Graduação, Universidade Estadual de Goiás
  • Ana Lúcia dos Amaral Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva, Iporá, Goiás
  • Angela Maria Leonel Ferreira Moura UEG- Unidade Universitária de Iporá, Goiás

Resumo

Em artigo publicado na Folha de São Paulo em 1993, LAJOLO fala do declínio da prática de leitura dos jovens e da preocupação dos professores, “que os jovens não gost[am] de ler, que leem mal ou leem pouco, é um refrão antigo, que de sala de professores e
congressos de educação ressoa pelo país afora”.

A leitura deveria ser uma atividade a ser desenvolvida não só no interior das salas de aula e nos espaços da escola, mas também além dos muros das instituições escolares. Entretanto, as leituras promovidas e cobradas pelos professores, nas salas de aula, não têm conseguido formar novos leitores e os alunos demonstram total desinteresse pela atividade. Diante do quadro de apatia demonstrado pelos alunos, os professores não conseguem usar estratégias adequadas em sala de aula que visem o desenvolvimento do hábito da leitura por parte dos alunos.

Biografia do Autor

  • Elihene Bispo Neves Vasconcelos, UEG-Unidade Universitária de Iporá
    Curso de Letras Bolsista de Iniciação à Docência-PIBID/Capes
  • Maiane Priscila de Souza, UEG- Unidade Universitária Iporá, Graduação, Universidade Estadual de Goiás
    Graduando
  • Lucineide Flauzina dos Santos, UEG- Unidade Universitária Iporá, Graduação, Universidade Estadual de Goiás
    Graduando
  • Karina Martins da Fonceca, UEG- Unidade Universitária Iporá, Graduação, Universidade Estadual de Goiás
    Graduando
  • Nibia Franciele Moreira Ribeiro, UEG- Unidade Universitária Iporá, Graduação, Universidade Estadual de Goiás
    Graduando
  • Ana Lúcia dos Amaral, Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva, Iporá, Goiás
    Docente
  • Angela Maria Leonel Ferreira Moura, UEG- Unidade Universitária de Iporá, Goiás
    Docente

Downloads

Publicado

2018-05-25

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Graduação - APRESENTAÇÃO ORAL - PRÓ-LICENCIATURA - CET, CH e LLA