O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA EXPERIÊNCIA COM ÊNFASE NA PESQUISA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEG - CAMPUS FORMOSA

Autores

  • Karina dos Reis Bittar Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil
  • Sonia Bessa

Resumo

A prática e a teoria são núcleos articuladores da formação do educador, e esses dois polos devem ser trabalhados simultaneamente, constituindo uma unidade indissolúvel. Uma das formas de inserir essa perspectiva da ação efetiva do estudante no contexto educacional do curso de pedagogia e dos cursos de licenciatura  da UEG -Campus Formosa,  foi a proposição da metodologia de ensino com pesquisa no estágio supervisionado.  Esse relato descreve os resultados parciais desse empreendimento e tem como objetivo Apresentar os resultados da inserção da pesquisa no contexto do estágio supervisionado do curso de pedagogia da UEG- Campus Formosa.  No primeiro CICED foram recebidos 51 trabalhos para avaliação. Destes somente 33 foram selecionados para a revista dos anais. Os temas abordados foram distribuídos em 8 categorias: educação matemática, formação de professores, educação infantil, noções econômicas, alfabetização, indisciplina e ensino aprendizagem. Participaram 45 estudantes do 3o e 4o ano do curso de pedagogia e 6 professores do curso. Os resultados alcançados vêm corroborar para a importância e a necessidade de aliar o estágio supervisionado ao trabalho científico.

 

Biografia do Autor

  • Sonia Bessa
    Doutora em Educação. Profª do curso de pedagogia da UEG. Membro do LIMA - Laboratório Interdisciplinar em Metodologias Ativas – LIMA/UEG/CNPQ

Downloads

Publicado

2018-03-04