DESENVOLVIMENTO HUMANO, COM FOCO NO PRIMEIRO ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

Autores

  • Amanda Carvalho Ramos
  • Jéssyka Souza
  • Sonia Bessa Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil
  • Alzenira de Carvalho Miranda

Resumo

Os primeiros anos de vida podem ou não definir o desenvolvimento intelectual do ser humano. O presente estudo tem por objetivo analisar o desenvolvimento de crianças de 0-2 anos mediante intervenção educacional. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo na qual participaram 15 crianças do maternal I de uma CMEI do município de Formosa-GO. Foram realizadas 10 regências, totalizando 40 horas. As intervenções ocorreram durante 6 aulas com 3 horas cada; para as intervenções foram utilizados materiais concretos e próprio corpo da criança com a finalidade de promover equilíbrio e alternância de seus movimentos, despertando em cada indivíduo a curiosidade e criatividade, possibilitando assim a expressão através de seus movimentos participando das brincadeiras de forma espontânea e ativa. Verificou-se a participação efetiva das crianças nas situações lúdicas, com manifestações de apatia em situações que não apelaria à ação ou ao lúdico. Esse estudo abre discussões sobre a possibilidade das metodologias ativas desde o sensório motor.

Biografia do Autor

  • Sonia Bessa, Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil

    SONIA BESSA é doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, pós-doutora pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro UFTM. Professora efetiva da  Universidade Estadual de Goiás - UEG. Atua como docente do curso de Pedagogia.  Membro do Laboratório de Psicologia Genética da Unicamp.

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Publicado

2018-03-04