PROPOSIÇÃO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS
Resumo
Com aporte teórico na psicologia genética, esse relato é um estudo de natureza qualitativa, descritivo interpretativo, tendo como objetivos destacar experiências com metodologias ativas no ensino de matemática e da língua escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. Esse estudo faz parte de um estudo pioneiro do Laboratório Interdisciplinar em Metodologias Ativas da UEG Campus Formosa com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem. Será descrito intervenção pedagógica com 6 estudantes do 4o ano do Ensino Fundamental de escola municipal de Formosa-GO. Esse estudo está em andamento e refere-se a um período de aproximadamente 3 meses. Após diagnóstico inicial de leitura e escrita e construção do número, foi organizado um programa de intervenção pedagógica com duas horas semanais. Os resultados, ainda bem iniciais, já indicam evolução quanto à construção do número, a escrita e leitura e a operação de adição e multiplicação. Os resultados parciais permitiram identificar que a intervenção pedagógica tem sido eficaz na construção das operações aritméticas e no processo de leitura e escrita. Os estudantes apresentaram expressivos progressos, tanto no aspecto cognitivo, quanto afetivo e social. A utilização de jogos e desafios mostrou que atividades desse tipo podem atender interesses e necessidades afetivas e cognitivas dos estudantes, com ou sem dificuldades de aprendizagem. Os resultados abrem discussão para o papel dos jogos de regras usados no processo interventivo para a aprendizagem no Ensino Fundamental.