LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE MAPAS TEMÁTICOS COM AS TURMAS 9° ANO “A” E “B” DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA HELENA NASSER EM FORMOSA-GO

Autores

  • Amarilson de Oliveira Avelino Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil
  • Guilherme Martins Fontes
  • Francilane Eulália Souza

Resumo

A leitura e interpretação dos mapas são de suma importância para a localização e orientação, logo a mesma se faz importante no ensino aprendizagem. Desse modo, presente artigo tem o objetivo mitigar as dificuldades que os   alunos dos 9º anos “A” e “B” do Colégio Estadual Helena Nasser, apresentaram sobre leitura e interpretação de mapas. A metodologia foi desenvolvida a partir de leitura e análise de bibliografia ligadas ao tema da pesquisa. Foram ainda, desenvolvido procedimentos de ensino, tais como: atividade de sondagem, vídeo, aula expositiva e dialogada, atividade com auxílio do globo, atividade para verificação da consolidação da pesquisa. Vale destacar que foi aplicada metodologia similar nas duas turmas supracitadas. Analisando o resultado da aplicação da pesquisa esses apresentaram-se parcialmente bom, sendo que, os alunos demostraram uma grande evolução nas habilidade e competências em relação à leitura e interpretação de mapas temáticos.

 

Downloads

Publicado

2018-03-04