LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE MAPAS NA TURMA DO 8º ANO “B” DA ESCOLA MUNICIPAL PROF.ª EDIVA MARIA DE PAIVA VIANA
Resumo
Neste trabalho foi aplicada a pesquisa-ação ligada ao estágio supervisionado em Geografia, realizada na Escola Municipal Profª Ediva Maria de Paiva Viana, com a turma do 8º ano “B” do ensino fundamental ll. Teve como objetivo principal propiciar aos alunos do ano citado a minimização das dificuldades com relação à leitura e interpretação de mapas. Foram seguidas diferentes etapas para a realização deste trabalho, desde a análise bibliográfica de autores que falam sobre o tema e, na prática, de aulas expositivas e/ou dialogadas, com o auxílio de slides. Ocorreu também a apresentação de um vídeo sobre a história dos mapas, sendo seguido de atividade, além de atividades dinâmicas. Essas atividades dinâmicas foram a confecção de um mapa da sala de aula, em grupo único, e a técnica de Autódromo, em que a turma foi dividida em dois grupos. Após a conclusão do projeto, constatou-se que as dificuldades dos alunos foram sanadas parcialmente, pois alguns alunos ainda possuem dificuldades, principalmente com relação à escala.