A MÚSICA, O SOM E O SILÊNCIO NA CORPOREIDADE

Autores

  • Ana Paula Silva Guimarães Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil
  • Wylka Aquino Silva
  • Alzenira de Carvalho Miranda
  • Sonia Bessa

Resumo

Este trabalho enfatiza a contribuição da música na educação infantil, na construção do processo de ensino aprendizagem. Têm por objetivo, propor intervenções com interatividade e socialização dos estudantes, desenvolvendo percepções sonoras, construção rítmica, expressões corporais, despertando a criatividade, noção de pulsação, intensidade dos sons, organização do tempo e contribuir com o desenvolvimento psicomotor infantil. Participaram da investigação 10 crianças do Jardim II de creche municipal na região de Formosa-GO. As intervenções foram realizadas em 5 aulas totalizando 20 horas de intervenção pedagógica. Através do ambiente lúdico, a musicalização foi desenvolvida com o acompanhamento dos instrumentos musicais, em cada canção ministrada no tempo e compasso. Por meio das músicas e brincadeiras trabalhadas, propiciou-se estímulos desenvolvendo a oralidade, a comunicação, conversação, diálogo, o falar e o escutar. As crianças foram estimuladas em todas as intervenções, a se expressarem de forma espontânea, cantarem e dançarem valorizando seu contexto histórico. Após as aplicações, foram feitos registros descrevendo a reação dos estudantes. Verificou-se um amplo desenvolvimento na interação das crianças, com avanços significativos infralógicos, o prazer de ouvir, a concentração, a atenção, expressão facial, sensibilidade e o amplo desenvolvimento ritmo corporal.

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Publicado

2018-03-04