DEPRESSÃO INFANTIL E SEUS REFLEXOS NO CONTEXTO ESCOLAR
Palavras-chave:
Depressão Infantil, Rendimento Escolar, Aprendizado, Professor.Resumo
O presente artigo vem trazer uma breve abordagem obre a Depressão Infantil, e visa como objetivo despertar nos educadores e profissionais que atuam na área educacional, um olhar mais crítico e atencioso com crianças em fase escolar, que apresente problemas de aprendizagem, estabelecendo uma relação entre a Depressão Infantil, e seus respectivos sintomas, com o rendimento escolar de alunos com dificuldade de aprendizado, pois inúmeras vezes, crianças que apresentam algum retardo no processo de aquisição de conhecimento, de acordo com estudos realizados por pesquisadores da área, estas podem estar passando por algum problema de cunho emocional, levando-as a um estado depressivo, além de destacar as principais características desta doença destaca-se ainda a grande importância do professor. A metodologia utilizada trata - se de uma pesquisa qualitativa com questões fechadas, destinada aos professores de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I de uma determinada escola da rede pública de educação da cidade de Formosa. A partir da análise e discussões dos resultados obtidos, é possível salientar que se faz necessário à ampliação do conhecimento desta doença pelos professores, pois a maioria, infelizmente, não possui uma informação concreta sobre esta doença, que a cada dia afeta mais e mais crianças. Logo, o presente trabalho deixa clara a importância da ação conjunta entre os professores e a família, no reconhecimento e identificação de alunos em quadros depressivos, para que juntos possam amparar a criança neste momento, e consecutivamente ajuda-la a sair desta fase emocional.