EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E HISTÓRICA: MEMÓRIA E IDENTIDADE A PARTIR DO CASO DE PORANGATU

Autores

  • Max Lanio Martins Pina Universidade Estadual de Goiás - UEG, Campus Porangatu, Brasil. Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás
  • Maria Juliana de Freitas Almeida Universidade Estadual de Goiás - UEG, Campus Porangatu, Brasil.

Palavras-chave:

Educação Patrimonial. Educação Histórica. Porangatu.

Resumo

O presente texto tem por objetivo discutir o que torna um bem importante para uma comunidade e como ele se transforma em patrimônio cultural. Também reflete como a Educação Patrimonial, orientada pela Educação Histórica, contribui para torná-lo significativo, pois acredita-se que é somente por meio da educação e do conhecimento que será possível a identificação da sociedade com o mesmo, sendo este o mais eficiente mecanismo para a sua preservação. Ainda quantifica e analisa, a partir do caso de Porangatu e por meio de uma pesquisa empírica junto aos acadêmicos do curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Porangatu, o grau de identificação dos mesmos com os bens culturais locais.

Biografia do Autor

  • Max Lanio Martins Pina, Universidade Estadual de Goiás - UEG, Campus Porangatu, Brasil. Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás
    Mestrando em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Turma de 2014). Sou pós-graduado em Formação Sócio-Econômica do Brasil, pela Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO (2005), graduado em História pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (2002). Mestrando em História pela Pontifícia Universidade Católiga de Goiás - PUC-GO. Atualmente atuo como professor de História Antiga, História Medieval e Estágio Supervisionado II na Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Porangatu.
  • Maria Juliana de Freitas Almeida, Universidade Estadual de Goiás - UEG, Campus Porangatu, Brasil.
    Mestranda em Território e Expressões Culturais do Cerrado, Universidade Estadual de Goiás - UEG (Turma 2014). Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual de Goiás (2004). Atualmente é professora de História, efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Porangatu, e professora efetiva (estatutário lei 10.460) da Universidade Estadual de Goiás, onde atua nas disciplinas de Didática e Metodologia do Ensino de História I, Estágio Supervisionado I e Orientação de Estágio Supervisionado I. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: Porangatu, patrimônio, cultura, identidade e memória. Atual Coordenadora de Estágio Supervisionado em História.

Downloads

Publicado

2015-07-28