AS CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM HISTÓRICA NA INTERSUBJETIVIDADE DE JOVENS ESTUDANTES A PARTIR DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Palavras-chave:
Educação História, Intersubjetividade, Verdade histórica, Narrativas históricas gráficas.Resumo
Este trabalho investiga como, a partir da intersubjetividade histórica, os jovens estudantes do ensino médio brasileiro de quatro escolas públicas compreendem a aprendizagem histórica na relação de com ideias sobre o significado da verdade histórica a partir das histórias em quadrinhos. Pretende problematizar como os alunos lidam com a ideia de intersubjetividade quando suas identidades são confrontadas com o conhecimento histórico (RÜSEN, 2001, 2007, 2010; LUKÁCS, 2003). Utilizou um instrumento de pesquisa com o objetivo diagnosticar como os jovens compreendem a relação entre histórias em quadrinhos e a intersubjetividade histórica. Neste momento, tem intenção de apresentar as respostas dos jovens estudantes do ensino médio a perguntas buscam investigar as relações entre a aprendizagem histórica, cultura jovem e as histórias em quadrinhos e , também, as que pretendem abordar o modo como as narrativas históricas gráficas mobilizam as operações mentais da consciência histórica e as dimensões da cultura histórica. Com isso, esse trabalho deseja detectar se estes jovens compreendem que a história é um conhecimento que organiza a orientação do sentido de tempo (RÜSEN, 2001, 2009, 2010). Consequentemente, como resultado desta investigação, constatou-se que muitos jovens percebem que a história é uma ciência que permite o conhecimento do passado e que é possível formar uma orientação de sentido do tempo em suas vidas práticas e identidades históricas.Downloads
Publicado
2015-07-28
Edição
Seção
Texto Completo