AS CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM HISTÓRICA NA INTERSUBJETIVIDADE DE JOVENS ESTUDANTES A PARTIR DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Autores

  • Marcelo Fronza Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Palavras-chave:

Educação História, Intersubjetividade, Verdade histórica, Narrativas históricas gráficas.

Resumo

Este trabalho investiga como, a partir da intersubjetividade histórica, os jovens estudantes do ensino médio brasileiro de quatro escolas públicas compreendem a aprendizagem histórica na relação de com ideias sobre o significado da verdade histórica a partir das histórias em quadrinhos. Pretende problematizar como os alunos lidam com a ideia de intersubjetividade quando suas identidades são confrontadas com o conhecimento histórico (RÜSEN, 2001, 2007, 2010; LUKÁCS, 2003). Utilizou um instrumento de pesquisa com o objetivo diagnosticar como os jovens compreendem a relação entre histórias em quadrinhos e a intersubjetividade histórica. Neste momento, tem intenção de apresentar as respostas dos jovens estudantes do ensino médio a perguntas buscam investigar as relações entre a aprendizagem histórica, cultura jovem e as histórias em quadrinhos e , também, as que pretendem abordar o modo como as narrativas históricas gráficas mobilizam as operações mentais da consciência histórica e as dimensões da cultura histórica. Com isso, esse trabalho deseja detectar se estes jovens compreendem que a história é um conhecimento que organiza a orientação do sentido de tempo (RÜSEN, 2001, 2009, 2010). Consequentemente, como resultado desta investigação, constatou-se que muitos jovens percebem que a história é uma ciência que permite o conhecimento do passado e que é possível formar uma orientação de sentido do tempo em suas vidas práticas e identidades históricas.

Biografia do Autor

  • Marcelo Fronza, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
    É professor adjunto em Prática do Ensino de História do quadro permanente do Departamento de História da Universidade Federal do Mato Grosso, campus Cuiabá. Atua nas disciplinas de Estágio Supervisionado de Ensino de História e Didática Para o Ensino de História. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em História da mesma instituição na Linha de Pesquisa Ensino de História, Memória e Patrimônio. Foi Professor de História da rede pública paranaense desde 1998. Foi técnico-pedagógico - Secretaria de Estado da Educação do Paraná até fevereiro de 2013. Graduado em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal do Paraná em 2000. Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2007). Desde fevereiro de 2012 tem Doutorado em Educação na Universidade Federal do Paraná. Tanto no mestrado como no doutorado foi orientado pela Prfª Drª Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt. Foi bolsista CAPES/PDEE, Proc. nº 0379/11-5 no Kulturwissenschaftliches Institut Essen (Institute for Advanced Study in Humanities) University Alliance Metropolis Ruhr de maio a agosto de 2011, sob a orientação do Prof. Dr. Jörn Rüsen. Possuiu uma bolsa REUNI para realizar o Doutorado em Educação na UFPR até fevereiro de 2012. Tem experiência na área de História, com ênfase em no campo de pesquisa Educação Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação histórica, teoria e filosofia da história, formação continuada de professores de História, conceitos historiográficos, histórias em quadrinhos, narrativas visuais, aprendizagem histórica e conceitos históricos dos alunos. É investigador do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH-UFPR) ligado à linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná; o LAPEDUH pertence ao Grupo de pesquisa Cultura, Saberes e Práticas escolares e Educação Histórica; também, é pesquisador do Grupo de pesquisa ETRÚRIA: Laboratórios de estudos de Memória, Patrimônio e Ensino de História; é coordenador do Grupo de pesquisa EDUCAÇÃO HISTÓRICA: Didática da História, consciência histórica e narrativas visuais, certificado pela UFMT. Estes três grupos estão vinculados ao CNPq. É coordenador do subprojeto História do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) da UFMT.

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Publicado

2015-07-28