CONSTRUIR ARGUMENTOS A PARTIR DE FONTES HISTÓRICAS MULTIPERSPETIVADAS – UM ESTUDO COM ADOLESCENTES
Palavras-chave:
Educação Histórica, Fonte Histórica, Narrativa Histórica, ArgumentaçãoResumo
A História faz-se com base em fontes e na sua interpretação para obter evidências sobre o pensamento e os atos dos homens no passado. A análise e confronto de fontes diversificadas pode contribuir para o desempenho dos alunos e, consequentemente, para a formação do seu pensamento histórico e consciência histórica como o instrumento orientador na tomada de decisões no quotidiano. Trabalhar narrativas construídas pelos alunos é revelador da sua importância na aprendizagem histórica e no desenvolvimento do pensamento histórico, pois ao serem elaboradas pelos alunos permite-lhes a compreensão das ações do passado.
Este estudo pretendeu trabalhar com os alunos fontes multiperspetivadas num modelo de aula - oficina, para perceber o contributo das fontes para o seu desempenho argumentativo. Definiu-se assim como problema inicial: De que forma desenvolvem os alunos capacidades argumentativas e de análise e interpretação de fontes?
Propõe-se a partilha de dados de um estudo de natureza qualitativa com uma turma de 9.º ano com 19 alunos tendo sido realizado o trabalho com fontes e posterior elaboração de um texto narrativo/argumentativo. Os resultados obtidos revelam o contributo das fontes para o desempenho argumentativo dos alunos na sua forma escrita sendo percetível a progressão nas suas ideias corroborando resultados obtidos por investigadores na área da Educação Histórica. Tendo em conta que a Educação Histórica é uma área profícua em investigações a nível internacional e nacional, os estudos levados a cabo (ideias dos alunos e professores sobre a história, conceitos históricos, a relação com o currículo, manuais escolares, etc.) são relevantes no seio das intervenções didáticas necessárias ao processo de ensino – aprendizagem, no sentido de permitir que este seja o adequado; contribui ainda para que o professor perceba a necessidade de adotar metodologias diversificadas que fomentem o processo de construção do conhecimento histórico por parte dos alunos.