O ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS EM MANUAIS DE DIDÁTICA DA HISTÓRIA DESTINADOS A PROFESSORES NO BRASIL
Palavras-chave:
Manuais de Didática da História. Didática da História. Ensino de História.Resumo
Apresenta resultados de investigação do tipo estado da arte das pesquisas em manuais de Didática da História destinados a professores, produzidos no Brasil. Apóia-se na discussão indicada por Choppin (2004) sobre o problema léxico nas pesquisas sobre material didático. Toma os conceitos de manual de didática específica (BUFREM; GARCIA; SCHMIDT, 2006) e de manual de didática especial (BATISTA, 2000), no sentido de definir o objeto das pesquisas analisadas. Sustenta o conceito de Didática da História enquanto a “ciência do aprendizado histórico” - a partir de Rüsen (2007). Partindo de pesquisa em base de dados nacionais e em publicações específicas no campo do ensino de História, analisa a produção de pesquisas sobre manuais de Didática da História no Brasil apresentando os seguintes resultados principais: 1) as pesquisas priorizam a análise de conteúdo dos manuais; 2) as pesquisas contribuem para a história do ensino de História; 3) as pesquisas permitem reafirmar a existência de um código disciplinar da Didática da História, na esteira de outros estudos; 4) as pesquisas apresentam indícios das formas de ensinar e aprender nos contextos específicos de produção de tais manuais.