DEMOCRACIA ATENIENSE NA ANTIGUIDADE E DEMOCRACIA BRASILEIRA: abordagens no Ensino Médio na perspectiva da Educação Histórica no Brasil
Palavras-chave:
democracia, cultura escolar, educação históricaResumo
Este trabalho é resultado do projeto inicial da disciplina Estágio I a partir das reflexões na Faculdade de História acerca da Educação Histórica no Brasil e suas perspectivas e da observação em campo. Propomos uma análise do debate sobre a relação entre o conceito de democracia ateniense e a democracia brasileira, numa turma de primeiro ano do Ensino Médio público de Goiânia, visando identificar a consciência histórica dos alunos sobre esta temática. Como objeto de estudo (fonte histórica) elegemos os dados coletados em sala, durante as aulas expositivas e o debate suscitado do conflito entre a aproximação e distanciamento do ideal grego de democracia e o contexto atual do Brasil. Fundamentados nos princípios teóricos sobre observação participativa descritos por Cardoso (2009) observamos a maneira como os alunos da sala X, da escola Alfa apreenderam um sentido distinto para o conceito de democracia ateniense partindo da experiência pessoal e coletiva no cenário político atual brasileiro. Na perspectiva de Peter Lee (2001), democracia é um conceito substantivo e a explicação e interpretação são conceitos de segunda ordem. Identificamos que os alunos vêem a democracia, ainda que representativa, como um modelo político excludente.Downloads
Publicado
2015-07-28
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