A COMPREENSÃO HISTÓRICA DOS PROFESSORES PDE
Palavras-chave:
Compreensão Histórica, Aprendizagem Histórica, Didática da História.Resumo
Nesse trabalho buscamos apresentar discussões acerca de uma pesquisa em desenvolvimento no mestrado em educação da Universidade Estadual de Londrina, orientada pela profª Drª Marlene Cainelli acerca da compreensão histórica dos professores PDE/PR, na disciplina de história, referente às turmas 2009, nas escolas dos municípios de Maringá/PR e Londrina/ PR. Este estudo toma como foco de análise as narrativas históricas e suas propostas, apresentadas pelos professores nos Volumes I e II publicados no site Dia a dia Educação pelo Governo do Estado do Paraná. A pesquisa, compreendida como qualitativa, se baseia ainda na sistematização, análise e interpretação da documentação produzida e disponibilizada pelos professores e pelos órgãos envolvidos no Programa PDE/PR sobre o programa e especificamente sobre o grupo foco da pesquisa. A orientação teórica e metodológica em nosso estudo é fornecida, sobretudo, a partir da obra Aprendizagem Histórica de Jörn Rüsen, na compreensão dos conceitos de Narrativa Histórica, tomando como pontos de observação os processos intuitivos, de representação e racionalidade; da Didática da História compreendida enquanto “ciência do aprendizado histórico.”; da Consciência Histórica, a partir da Matriz Disciplinar. Além de Rüsen, os fundamentos que norteiam esta pesquisa, estão ancorados em autores que tratam da aprendizagem histórica no campo de investigação da Educação Histórica com ênfase nos trabalhos de Isabel Barca, Maria Auxiliadora Schmidt e Marlene Cainelli.