CURRÍCULOS DE HISTÓRIA E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA EM GOIÁS (1997-2012)

Autores

  • Natália Santos Pessoni IFG

Palavras-chave:

currículos de história, consciência histórica, educação histórica, didática da história, construção de sentido

Resumo

Este artigo busca apresentar os resultados do trabalho de conclusão de curso no qual procurou-se refletir sobre como o conceito de consciência histórica se relaciona com os currículos de História para o Ensino Fundamental. Tal observação se dá especialmente sobre as propostas curriculares que, desde a sua constituição, já tem o objetivo de se colocarem como uma norma curricular ou uma forma de orientação dentro de determinada rede de ensino (principalmente, no ensino público), como é o caso dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e os Referenciais curriculares da Secretaria Estadual de Educação de Goiás, que foram as principais fontes para esse trabalho. O conceito de “consciência histórica”, de acordo com as elaborações do historiador alemão Jörn Rüsen surge, nesse sentido, como um norteador teórico dessa tentativa de compreensão acerca dos currículos, especialmente no que diz respeito à seleção de conteúdos considerados relevantes para esse nível de ensino e às abordagens feitas relativamente a esses conteúdos além das formas como eles se materializam nas escolas dentro da perspectiva do “aprendizado histórico”. Dialoga-se também com discussões recentes acerca da Didática da história e com as noções de “cognição histórica situada” proposta principalmente por Maria Auxiliadora Schmitd. Diante do que foi apresentado até então, o presente trabalho se coloca como uma tentativa de refletir acerca de “se” e “como” as construções teóricas rüsenianas de consciência histórica se envolvem com a construção e implantação/divulgação dos currículos para o ensino institucionalizado de história no Ensino Fundamental, principalmente no estado de Goiás. Parcialmente já foi possível identificar um distanciamento entre as novas concepções didáticas da história e as diretrizes curriculares em vigor principalmente ao trabalho com conceitos históricos. Pretende-se ainda avaliar como e quais os tipos de consciência histórica (de acordo com a tipologia rüseniana) se manifestam nessas diretrizes curriculares.

Biografia do Autor

  • Natália Santos Pessoni, IFG
    Possui graduação em HISTORIA pela Universidade Federal de Goiás (2009). Atualmente é aluno bolsista de pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás e professora da Escola Municipal Alessandro Miguel. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, didática da história, história, currículo e consciência histórica.

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Publicado

2015-07-28