NARRATIVAS DE VIDA: ESTRATÉGIA INVESTIGATIVA PARA DELIMITAÇÃO DO PERFIL IDENTITÁRIO DAS AMOSTRAS DE SUJEITOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO HISTÓRICA
Palavras-chave:
narrativa de vida, educação histórica, educação profissional tecnológcaResumo
O objeto da pesquisa consistena interpretação histórica do perfil identitário de alunos jovens e adultos docurso técnico de Guia de Turismo (2013-2014) do Instituto Federal de SantaCatarina, campus Florianópolis Continente, a partir do estímulo à escritura denarrativas de vida sugestionadas por roteiro proposto pelo professor-pesquisador:título; nome, data elocal de nascimento; nome completo, idade, profissão e ascendência étnica dospais; vida familiar; vida escolar; vida profissional; fatos marcantes; o quegosta de fazer; por que escolheu o curso; e projetos futuros.A partir da sugestão de roteiro foram delimitadas as perguntas históricas deinvestigação: Quem são? Como subjetivam as condições objetivas de suas vidaspráticas? Quais os significados e sentidos que os alunos atribuem àsexperiências da vida prática de suas próprias histórias de vida? Na tripla perspectiva do campo da educação histórica, da experiência da cognição histórica situada (SCHMIDT;BARCA 2009), da disciplina da didática dahistória (RÜSEN, 2001, 2007a, 2007b, 2012), e do conceito de narrativa de vida (AZAMBUJA, 2013), ahipótese do trabalho fundamenta-se no pressuposto de que a escritura denarrativas de vida constitui uma estratégia investigativa pertinente para adelimitação do perfil identitário das amostras dos sujeitos da pesquisa emeducação histórica e mobiliza a constituição da consciência histórica a partirda vida prática. Narrativas de vida são objetivações da consciência históricade um sujeito, portanto, podem constituir um ponto de partida significativopara a dinamização dos processos de ensino e aprendizagem histórica de alunosjovens e adultos.Downloads
Publicado
2015-07-28
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