OS GAMES E O ENSINO DE HISTÓRIA: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA A EDUCAÇÃO HISTÓRICA?

Autores

  • George Seabra Coelho Professor Universidade Federal do Tocantins - Arraias - Licenciatura em Educação do Campo.

Palavras-chave:

novas tecnologias da informação, consciência histórica e didática

Resumo

Esse artigo tem por objetivo expor algumas propostas de utilização de games no ensino de História. O objetivo é propor novos usos de games ou “jogos eletrônicos” como recurso didático para o ensino da disciplina de História, assim como, sua utilização como objeto de investigação histórica. No primeiro caso, consideramos que na “sociedade da informação” os jovens têm acesso a todo o momento a uma variedade de dados através de meios “virtuais”, de forma que os games ocupam o status de apenas de “divertimento”. Esse pressuposto abre ao docente a possibilidade de apropriar-se dessas práticas culturais como meios auxiliares para o ensino de História. No segundo caso, consideraremos que, além da sua utilização didática, os “jogos eletrônicos” podem ser apropriados como fontes de estudos sobre as visões de mundo difundidas pelos games. A partir dessas considerações, o intuito neste artigo será o apontamento dessas problemáticas relacionando o ensino e a pesquisa no campo da didática da História.

Biografia do Autor

  • George Seabra Coelho, Professor Universidade Federal do Tocantins - Arraias - Licenciatura em Educação do Campo.
    Professor da rede Municipal de Educação de Goiânia (23009-2014), Professor substituto na Universidade Federal de Goiás - Disciplina de História da América II (2013), Professor Assistente Universidade Federal do Tocantins (Arraias) Licenciatura em Educação do Campo. Aluno do Doutorado em História UFG, Professor assistente Educação no Campo UFT

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Publicado

2015-07-28