HISTÓRIA DE UMA ESCOLHA, ESCOLHA DE UMA HISTÓRIA: ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE ELEMENTOS DO NOVO HUMANISMO E A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE HISTÓRICA
Palavras-chave:
Educação Histórica, Novo Humanismo, Aprendizagem Histórica, Identidade Histórica, Consciência Histórica.Resumo
Este trabalho apresenta resultados de um estudo exploratório realizado como parte integrante das investigações de minha tese de doutorado, ainda em desenvolvimento, que possui como objeto de estudo a proposta do novo humanismo de Jörn Rüsen (2013, 2012, 2009 e 2006) e a aprendizagem histórica de jovens alunos na perspectiva da Educação Histórica (SCHMIDT, BARCA e MARTINS, 2010). Na pesquisa principal procuro investigar como a perspectiva de aprendizagem histórica do novo humanismo se relaciona com a formação da identidade histórica de jovens alunos a partir do estudo de suas narrativas sobre uma escolha em suas vidas práticas – suas trajetórias de vida após a conclusão da educação básica. No presente estudo exploratório buscou-se desenvolver estratégias metodológicas que contribuíssem com a pesquisa principal, a partir do estudo de narrativas de 41 jovens do 3º ano do Ensino Médio do Instituto Federal do Paraná, analisadas a partir do estabelecimento de níveis do sistema de valores do novo humanismo, a saber: dignidade humana, conflitos antropológicos e relação com a natureza – desenvolvidos como tentativa de síntese do pensamento de Rüsen sobre o assunto. Como resultado obteve-se que a grande maioria dos jovens inqueridos após o ensino médio pretende cursar faculdade, tendo suas escolhas sido influenciadas pelos mais diversos fatores, porém com pouco destaque para os conceitos substantivos da história. Os textos apontam que somente 12 jovens afirmam-se como relevantes à História, e o restante apresenta-se como alijado da História ou com participações instáveis e de pequena escala. Em relação ao humanismo 8 narrativas dos jovens indicaram preocupações referentes à dignidade humana, e apenas uma com conflitos antropológicos. Além de adaptações no instrumento de pesquisa, das narrativas apresentadas pode-se concluir, numa perspectiva qualitativa, que para estes sujeitos a aprendizagem histórica, tanto em sua forma escolar como de maneira geral, não tem sido um fator decisivo na formação da identidade histórica no que se refere à construção de uma consciência histórica pautada pelos elementos do novo humanismo.