CULTURA HISTÓRICA E INTERCULTURALIDADE: A PRESENÇA DO ISLÃ EM MANUAIS DIDÁTICOS IBERO AMERICANOS
Palavras-chave:
Educação Histórica, Manuais escolares, Conceito substantivo Islã.Resumo
Este trabalho iniciou com uma consulta feita aos alunos de um 2º ano do ensino médio de uma escola Estadual no Paraná no ano de 2009. Por meio de um instrumento de investigação, chuva de ideias, (BARCA, 2004, p.140) na perspectiva da Educação Histórica, solicitou-se que os alunos associassem quatro palavras, no máximo, ao tema central Islã. Os resultados demonstraram uma associação desse tema com violência e terrorismo. Na pesquisa de mestrado, optou-se por investigar como este tema era abordado em manuais escolares de História de vários períodos, recortados, historicamente, pelo critério das leis que os regulamentaram, para buscar traçar uma trajetória que apontasse se o conteúdo destes, de alguma forma, contribuía para os resultados apresentados pelos estudantes. Tendo como referência o conceito substantivo de Peter Lee (2001), buscou-se investigar o conceito Islã nesses manuais. Utilizando como referencial teórico o conceito de “cultura histórica” de Jörn Rüsen (1992), os estudos sobre “a ideia do outro” do professor Edward Said (1989), na obra o Orientalismo; o trabalho realizado pela Fundación ATMAN (2008), sobre o “conhecimento do outro”, bem como, observando o Islã e a Europa nos manuais escolares de vários países da Europa, da África e Ásia. A nova investigação pretende ampliar a pesquisa feita no mestrado, investigando agora os manuais de História de Portugal e Espanha, além de outros países que sofreram a influência direta destes países, por terem sido no passado suas colônias como é o caso do Brasil, da Argentina, Chile e México, neste trabalho buscou-se iniciar a investigação com um manual do México e um de Portugal que tratam do conteúdo substantivo Islã, verificando similaridades com os resultados encontrados nos manuais brasileiros.
Palavras-chave: Educação Histórica; Manuais escolares; Conceito substantivo Islã.