FONTES LEGAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA

Autores

  • Anne Cacielle Ferreira da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Ensino de História. PNLD. Manuais didáticos. Fontes históricas. Fontes legais.

Resumo

Apresenta resultados de pesquisa realizada durante Mestrado em Educação UFPR, linha de Pesquisa Cultura, Escola e Ensino. Analisa a presença das fontes legais nos livros didáticos de História destinados ao 8º ano do Ensino Fundamental aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didatico - PNLD. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi estruturada a partir das seguintes questões orientadoras: os documentos legais são usados pelos autores? Se sim, aparecem somente como ilustração ou como fontes? A presença dessas fontes têm a finalidade de construir o conhecimento histórico? Pode contribuir positivamente para o processo de ensino e aprendizagm histórica? Utilizou-se a análise de conteúdo como procedimento metodológico. Observou-se a preseça de diversos tipos de documentos históricos nos dois livros analisados, entre eles gravuras, quadros, charges, mapas, tabelas, gráficos,  fotografias, memórias. Os documentos legais foram encontrados em pequeno número: dezoito (18) no livro A, dois (2) no livro B. Em poucas situações os documentos encontrados foram tratados como fontes, e, assim, exploradas de forma a estimular o aluno à contextualização, à problematização e à interpretação histórica. Os resultados da pesquisa evidenciaram avanços em relação à inclusão de diferentes tipos de documentos nos livros didáticos, mas evidenciaram também que permanecem presentes as dificuldades em tratar os documentos como fontes, e que, portanto, há ainda a necessidade de aperfeiçoar os livros em relação a esses aspectos.

Biografia do Autor

  • Anne Cacielle Ferreira da Silva, Universidade Federal do Paraná
    Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2014), linha de Pesquisa Cultura, Escola e Ensino. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2013), linha de Pesquisa Cultura, Escola e Ensino.  Possui licenciatura e bacharelado em História também pela Universidade Federal do Paraná (2009). Já lecionou a disciplina de História para todos os anos finais do Ensino Fundamental e também para todos os anos do Ensino Médio. Seus estudos estão relacionados à área de Educação, com ênfase na Educação Histórica e manuais didáticos
  • Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia, Universidade Federal do Paraná
    Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Bolsista CNPq.

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Publicado

2015-07-28