EDUCAÇÃO HISTÓRICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: SITUAÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE CURITIBA
Palavras-chave:
Ensino de história, Educação histórica, Formação continuada.Resumo
Este trabalho consiste em apresentar alguns resultados obtidos a partir de cursos de formação continuada oferecidos aos professores de História da rede municipal de ensino de Curitiba. Esses cursos, em caráter de extensão universitária, têm sido organizados, desde 2010, parceria entre o Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica – LAPEDUH, integrado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, e a Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, sob a docência da Profa. Dra. Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt. O objetivo central dessa formação tem sido o de propiciar aprofundamento teórico e prático das investigações no âmbito da Educação Histórica com ênfase para o conceito de literacia histórica, linguagens contemporâneas, o trabalho com fontes e a produção de narrativas em aulas de História, tendo como referência autores como Barca (2006), Rüsen (2012), Schmidt e Cainelli (2010), entre outros. Algumas considerações foram apontadas, em relação a essa forma de formação pode-se dizer que a sistemática adotada tem trazido contribuições valiosas tanto para os professores envolvidos, como para os alunos, na medida em que esses profissionais estão tendo acesso às discussões trazidas por pesquisadores nacionais e internacionais que têm se preocupado com o ensino e aprendizagem no âmbito da Educação Histórica.